Decathlon: 40 anos a vestir atletas

0
2076

Tornar o desporto acessível a todos, é este o lema da Decathlon desde a sua abertura em 1976. Foi nesse ano, há 40 anos, que o Saint-Ètienne jogou na final da Taça da Europa, Guy Drut levantou a bandeira francesa ao ganhar ouro na modalidade de 110 metros com barreiras nos Jogos Olímpicos e Bernard Hinault ganhou uma série de títulos começando a escalada pelo ciclismo profissional, tendo sido consagrado Campeão nacional de perseguição profissional.

1976 foi uma ano de feitos atléticos para a bandeira francesa e a aventura da Decathlon começou, num parque de estacionamento em Englos, com os seus fundadores Benoît, Didier, Hervé, Nicolas, Stanislas and Stéphane.

As histórias da Decathlon são contadas pelos próprios; os interessados em desporto tinham agora todo o material que precisavam, a preços competitivos debaixo do mesmo tecto. A publicidade foi feita e no dia que abriu a primeira loja, a 26 de Julho de 1976, Benoît conta “Fechamos o dia, contamos o que tínhamos ganho: 9.999 Francos. Compramos um par de meias para fazermos 10 mil!”

Para chegar ao nome Decathlon, muitos outros foram deixados para trás como Pentathlon, Triathlon, Décathlon, Marathon, Sportland and Sportmarché. Ficou Decathlon, mas todos estes nomes foram registados, para não correrem riscos.

” Acho que tínhamos várias dezenas de hipóteses para o nome, nós levamos o nosso tempo a escolher. No fim, ficou Decathlon porque incluía as dez modalidades que queríamos ter na nossa loja” conta Stanislas Ernoult.

A empresa continuou a abrir lojas, precisamente onde havia exigência dos clientes, Decathlon tornou-se sinónimo de “Todos os desportos na mesma loja”. Agora passou de 7 a 7 mil trabalhadores, lojas em 30 países, mais de 1095 locais que tornam a Decathlon a maior empresa de retalho de material desportivo. A primeira loja em Portugal abriu em 2000, na Amadora. Agora existem 28 espalhadas pelo país e mais de “1400 colaboradores praticantes e apaixonados por desporto”.

Deixar Resposta