Dois dias depois de ter sido divulgada a seleção para o Europeu de corta-mato, e de forma algo surpreendente (e provavelmente inédita!…), a Federação difundiu outro comunicado com uma “nova” seleção, esta incluindo quatro (e não apenas dois) atletas na equipa sénior masculina, o que significa que formará equipa para pontuar. Aos benfiquistas Rui Pinto e André Pereira juntar-se-ão os sportinguistas Miguel Marques e António Silva, que haviam sido os dois primeiros no Cross de Torres Vedras, perdendo depois com André Pereira em Alcobendas. Atualmente (desde a época passada), são três (e já não quatro, como em todas as anteriores edições) os atletas que contam para a classificação coletiva.
Outra novidade deste comunicado é a escolha de Susana Francisco como suplente, certamente devido às dúvidas quanto à plena recuperação da lesionada Marta Pen. Caso a benfiquista não possa competir, Cátia Santos deixará a estafeta mista (sendo substituída por Susana Francisco) e correrá a prova de seniores, sendo substituída por Susana Francisco na estafeta..
Nas equipas jovens tudo se mantém igual.
Entretanto, a Associação Europeia divulgou a lista dos atletas inscritos para este Europeu de Tilburg, a 9 de dezembro. Eis o número de atletas e equipas (mínimo de 3 atletas) em cada uma das provas, chamando-se desde já a atenção para o facto de vários países terem incluído mais que seis atletas, o número máximo permitido depois nas inscrições definitivas (Susana Francisco e Cátia Santos aparecem na seleção sénior feminina portuguesa):
IND EQ
Seniores (M) 94 14
Sub’23 (M) 100 16
Juniores (M) 99 16
Seniores (F) 79 12
Sub’23 (F) 74 11
Juniores (F) 93 14
Estaf. Mista – 11
Uma nota apenas: não parece haver grande entusiasmo pela estafeta mista, apenas com 11 seleções inscritas…