Estafeta de Cascais-Lisboa, a prova mais antiga do calendário nacional, regressa domingo

0
1950
Foto arquivo)

A 1ª edição foi em 1932. Mas só houve equipas femininas a partir de 1992

A Estafeta de Cascais-Lisboa, a prova mais antiga do calendário nacional, tem no próximo domingo a sua 80ª edição, se considerarmos a 1ª edição em 1932, considerada a edição zero. Venceu então a equipa do SL Benfica com 1h16m30s, constituída por Armando Silva, João Miguel, Armindo Farinha e Manuel Dias.

A participação feminina só se verificou a partir de 1992 com o Sporting CP a vencer em 1h22m35s. Fizeram parte dessa equipa, Marina Bastos, Lassalette Mineiro, Ekaterina Khramenkova, Teresa Nunes e Carla Sacramento.

Até ao ano 2000, a prova não se realizou em 1953 e 1956. Já no século XX, entrou em declínio e falhou em 2005, 2006, 2008 a 2010. A partir de 2011, a Xistarca assumiu a organização da prova, dando-lhe um novo élan. Se perdeu em qualidade, dadas as ausências das melhores equipas nacionais, melhorou largamente no número de participantes, chegando às 155 em 2012. No ano passado, classificaram-se 100 equipas.

Paralelamente à Estafeta e no mesmo percurso, decorrerá uma prova em linha também com 20 km.

Estafeta recebeu os melhores atletas nacionais

Ao longo dos anos, a estafeta recebeu a participação dos melhores atletas nacionais. Entre eles, Manuel Faria, Anacleto Pinto, Manuel Oliveira, Armando Aldegalega, Aniceto Simões, João Campos, António Leitão, Carlos Lopes, Ezequiel Canário, Fernando Mamede, Fernando Couto, Domingos Castro, Dionísio Castro, Paulo Guerra, Eduardo Henriques, José Regalo, Joaquim Pinheiro, José Ramos, Luís Jesus, Carla Sacramento, Conceição Ferreira, Albertina Machado, Manuela Machado, Jéssica Augusto e Filomena Costa.

Grande domínio do Sporting em masculinos e repartido em femininos

Ao longo dos anos, o Sporting CP exprimiu uma grande superioridade ao vencer por 42 vezes contra 16 do seu maior rival, SL Benfica. Seguem-se o GDR Conforlimpa com 6 triunfos, os Vendedores de Jornais, o CF os Belenenses e o GDR Reboleira com três.

Já em femininos, O SL Benfica e a JOMA têm quatro triunfos, seguidos do SC Braga e do Pasteleira com três. O Sporting CP tem apenas dois.

 

Deixar Resposta