Estudo vincula cancro da próstata ao perímetro da cintura

0
2230

Homens de cintura larga têm maior risco de desenvolver tipos mais agressivos de cancro da próstata, indicou um novo estudo

Um levantamento realizado com 140 mil homens de oito países europeus, mostrou que 10cm a mais na circunferência abdominal, aumentariam as probabilidades de desenvolver o cancro em 13%.

O maior grupo de risco, contudo, era o de homens com cintura maior do que 94cm, indicou o estudo da Universidade de Oxford, em Inglaterra.

O estudo analisou a associação entre as medidas do corpo de homens na faixa dos 50 anos e o risco de cancro da próstata em 14 anos.

Durante o período, houve cerca de sete mil casos de cancro da próstata, dos quais 934 foram fatais.

Os investigadores descobriram que os homens com um Índice de Massa Corporal (IMC) elevado e uma cintura larga, tinham maiores hipóteses de desenvolver cancro da próstata de alto risco, uma forma mais agressiva da doença.

Por exemplo, os homens com uma cintura de 94cm, tinham 13% maior risco de cancro da próstata agressivo do que os homens com uma cintura de 84 cm.

Os cientistas também observaram um maior risco de morte por cancro da próstata com maior IMC e circunferência abdominal.

Deixar Resposta