Revista Atletismo
  • Menu
    • Vídeos
    • Agenda da Corrida
    • Aniversários
    • Competição
      • Estrada
      • Pista
      • Atleta do Mês
      • Atleta do ano
      • Estatísticas
      • Corta-mato
    • Entrevista
    • Internacional
    • Lifestyle
    • Nacional
    • Opinião
    • Running
      • Atleta do Pelotão
      • Clube do Pelotão
    • Saúde
    • Trail
    • Triatlo
  • Running
  • Competição
    • Pista
    • Estrada
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Agenda da Corrida
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Vídeos
    • Agenda da Corrida
    • Aniversários
    • Competição
      • Estrada
      • Pista
      • Atleta do Mês
      • Atleta do ano
      • Estatísticas
      • Corta-mato
    • Entrevista
    • Internacional
    • Lifestyle
    • Nacional
    • Opinião
    • Running
      • Atleta do Pelotão
      • Clube do Pelotão
    • Saúde
    • Trail
    • Triatlo
  • Running
  • Competição
    • Pista
    • Estrada
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Agenda da Corrida
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Revista Atletismo
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Competição

Etíopes vencem Maratona de Lisboa com recorde da prova em masculinos

Manuel Sequeira por Manuel Sequeira
2019-10-19
em Competição, Destaque, Estrada, Nacional
0
Etíopes vencem Maratona de Lisboa com recorde da prova em masculinos
Share on FacebookShare on Twitter

Melhor tempo de sempre numa maratona em Portugal

Depois do furacão Leslie ter atrasado a partida de prova em uma hora, medida estendida à Meia e à Mini Maratonas que acabaram por ter o seu início na IC2 por razões de segurança, a sexta edição da Maratona de Lisboa apresentou um excelente lote de resultados com os quatro primeiros a fazerem melhor que o anterior recorde da prova. E tivemos ainda nove atletas com um tempo abaixo das 2h10m.

Maratona Lisboa2018-2º e 3ºO etíope Limenih Getachew foi o grande vencedor depois de se ter isolado a 2 km da meta dos dois quenianos que o acompanhavam. Leslie terminou em 2.07.34, distanciado 14 segundos de Samuel Wanjiku e 24 de Justus Kimutai. O benfiquista Hermano Ferreira foi o primeiro português ao ser décimo com 2.20.11, um tempo abaixo do esperado por si mas o possível, tendo em conta os problemas físicos que experimentou durante o percurso.

Em femininos, a etíope Kuftu Dadiso venceu destacada em 2.24.56, ficando a 43 segundos do recorde da prova. Em segundo lugar ficou a queniana Monica Jepjoech a já 2m39s com a etíope Tigist Memuye a fechar o pódio a 3m39s. Rosa Madureira foi a primeira portuguesa ao chegar em sexto lugar com 2h47m17s.

Correr uma maratona sem treinar!

Maratona Lisboa2018-a chegar 1Milhares de estrangeiros animaram a prova, a esmagadora maioria, atletas populares em que o seu objetivo é fazer turismo e terminar bem a maratona. Entrevistámos casualmente uma atleta, Sara Marinho, que não treina, só faz ginásio e ainda assim, foi a segunda portuguesa com 3.10.58!

Outro atleta popular a merecer destaque é José Pereira (Banco Santander Totta) que correu a sua 20ª maratona consecutiva em Lisboa.

Excelente organização

O azar bateu à porta de Carlos Móia e da sua equipa nas duas meias maratonas com início previsto nas Pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Depois das rajadas de vento em Março terem obrigado à alteração da partida, verificou-se agora o mesmo na Ponte Vasco da Gama devido ao furacão Leslie que, tantos estragos, fez nalgumas regiões do país. As tendas e restante logística tiveram de ser retiradas ontem e montadas hoje muito cedo. Apesar de todas as contrariedades, os atletas mostraram-se agradados com a organização.

Para além de ter sido batido o recorde prova, estabeleceu-se a melhor marca em solo português. Mas houve uma quebra assinalável no número de classificados. Agora, acabaram 3.101, bem longe dos 4.673 do ano passado.

HERMANO FERREIRA/SL BENFICA

hermano ferreiraFoi uma maratona muito dura. Quero agradecer ao Samuel Freire pelo apoio que me deu até aos 21 km. Aos 30 e 31 km, senti caibras no posterior, foi um calvário até ao fim. Custaram mais esses 11 km que os outros todos. Esqueci a marca, só quis chegar ao fim. Agora, há que recuperar deste esforço. Espero continuar no Benfica, quero tentar os mínimos para o Mundial e os Jogos Olímpicos. O meu dia de sorte há-de chegar.

 

LUÍS BAÇO/VITÓRIA SETÚBAL

Maratona Lisboa2018-Luís BaçoTem 43 anos e é supervisor. Correu enquanto jovem, parou e regressou há dois anos na Meia Maratona dos Descobrimentos. Treina 6/7 vezes por semana, “mais ou menos” com um plano de treinos e não pratica outra modalidade. Esta foi a sua segunda maratona depois de no ano passado, ter terminado aqui em 2h52m. Quanto ao percurso, achou-o difícil e classificou a organização como excelente. Foi o 22º com 2h39m57s.

SARA MARINHO/INDIVIDUAL

Maratona Lisboa2018-Sara MarinhoTem 28 anos e é farmacêutica. Corre há 15 anos e estreou-se na Corrida do Tejo. Não treina, só faz ginásio e vai às provas. Correu uma maratona pela nona vez e gostou do percurso, “muito melhor que o antigo”. Classificou a organização como muito boa. Foi a 15ª e 2ª portuguesa com 3h10m58s.

 

PAULO SILVA/LINDA-A-PASTORA SC

Maratona Lisboa2018-Paulo SilvaTem 45 anos e é encarregado operacional. Corre há seis anos e estreou-se na Corrida do Tejo. Treina todos os dias, com um plano de treinos e não pratica outra modalidade. Esta foi a sua quarta maratona e achou este percurso mais difícil. Gostou da organização, tendo sido o 55º com 2h53m08s, novo recorde pessoal.

 

FERNANDA SANTINHA/INDIVIDUAL

Maratona Lisboa2018-Fernanda Santinha 1Tem 46 anos e é professora. Começou a correr nos corta-matos escolares e nunca mais parou. A sua primeira meia maratona foi a da Ponte 25 de Abril, em 1991 (já participou em 25 edições). Treina 3/4 vezes por semana e ainda faz natação e ciclismo. Costuma correr com um plano de treinos e correu agora a sua sexta maratona. Gostou muito do percurso, “pouco duro” e da organização. Classificou-se em 18º lugar sendo a 3ª portuguesa com 3h15m14s, novo recorde pessoal.

LUÍS SILVA/INDIVIDUAL

Maratona Lisboa2018-Luís SilvaTem 46 anos e é bancário. Correu em tempos, parou e regressou há seis anos. Estreou-se na Corrida do Tejo e treina cinco vezes por semana. Faz ainda natação e ciclismo. Corre com um plano de treinos e esta foi a sua segunda maratona. Nada a dizer do percurso e gostou da organização. Foi o 147º com 3h07m15s.

RESULTADOS VI EDP MARATONA DE LISBOA (14/10)

Masculinos

Maratona Lisboa2018-pódio masc1º Limenih Getachew (Etiópia) 2.07.34; 2º Samuel Wanjiku (Quénia) 2.07.51; 3º Justus Kimutai (Quénia) 2.07.58; 4º Ishmael Chemtan (Quénia) 2.08.18; 5º Nicholas Kirwa (Quénia) 2.08.22; 6º Hicham Laquoahi (Marrocos) 2.08.27; 7º Birhan Nebebew (Etiópia) 2.09.24; 8º Alfred Kering (Quénia) 2.09.44; 9º Jonah Chesum (Quénia) 2.10.08; 10º Hermano Ferreira (SL Benfica) 2.20.11; … 14º Pedro Januário (ANAV-Comp. Nacional) 2.36.28; … 17º Luís Baço (Renault) 2.39.57

Femininos

Maratona Lisboa2018-pódio fem1ª Kuftu Dadiso (Etiópia) 2.24.56; 2ª Monica Jepjoech (Quénia) 2.27.35; 3ª Tigist Memuye (Etiópia) 2.28.35; 4ª Guteni Shone (Etiópia) 2.31.41; 5ª Tsehay Maru (Etiópia) 2.34.10; 6ª Rosa Madureira (FC Penafiel) 2.47.17; 7ª Gaelle Salfray (França) 2.57.39; 8ª Sorrell Walsh (Indiv.) 3.02.02; 9ª Jill Horan (Irlanda) 3.02.16; 10ª Anna Palmadottir (Islândia) 3.04.19; … 15ª Sara Marinho (Indiv.) 3.10.58; … 18ª Fernanda Santinha (Indiv.) 3.15.14

Cadeira de rodas (11)

1º Jordi Madera (Espanha) 51.14; 2º Gustavo Molina (Espanha) 57.08; 3º Alexandrino Silva (Portugal) 59.36

 

Próximo Post
Etíopes vencem Maratona de Lisboa com recorde da prova em masculinos

Etíope bate recorde da Maratona de Lisboa

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Contactos
  • Publicidade
  • Ficha Técnica

© 2020 Revista de Atletismo. Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Vídeos
    • Agenda da Corrida
    • Aniversários
    • Competição
      • Estrada
      • Pista
      • Atleta do Mês
      • Atleta do ano
      • Estatísticas
      • Corta-mato
    • Entrevista
    • Internacional
    • Lifestyle
    • Nacional
    • Opinião
    • Running
      • Atleta do Pelotão
      • Clube do Pelotão
    • Saúde
    • Trail
    • Triatlo
  • Running
  • Competição
    • Pista
    • Estrada
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Agenda da Corrida
  • Opinião

© 2020 Revista de Atletismo. Todos os direitos reservados.