Faleceu José Arruda, atleta popular e presidente da ADFA

0
1668

Foi com grande pesar que soubemos do falecimento ontem de José Arruda, atleta popular e presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

José Arruda morreu no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, de forma inesperada.

Nascido em Moçambique em 1949, foi ferido em 1971 durante a guerra colonial, acidente do qual resultou a cegueira e amputação do membro superior esquerdo.

Foi um dos fundadores da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, sendo o atual presidente.

Participou ativamente em associações para além da ADFA, a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal – ACAPO, a Federação de Desporto para Deficientes, a Associação de Apoio aos ex-Combatentes Vítimas de Stress de Guerra – APOIAR e na Associação de Jovens Deficientes – AJOV. O seu percurso por estas instituições pautou-se pelo exercício da cidadania, na promoção da inclusão e justiça social das pessoas com deficiência.

Em 2004 foi distinguido pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Ordem de Mérito, Grau de Comendador, pelo trabalho desenvolvido no âmbito da defesa dos direitos das pessoas com deficiência, na sequência do Ano Europeu das Pessoas com Deficiência

Em 2016, foi agraciado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

José Arruda era um habitual participante nas provas populares, sempre ao lado de Fock  Wan. Hoje, antes do início da Corrida da Base Naval do Alfeite, foi guardado um minuto de silêncio, em homenagem a José Arruda.

A Revista Atletismo expressa as suas condolências à família de José Arruda, aos seus amigos e à ADFA.

 

 

Deixar Resposta