Federação prepara regresso à competição… mas ainda sem datas

0
255

As competições de atletismo começam a regressar em vários países europeus. A Suíça, por exemplo, onde os novos casos de Covid-19 já são quase nulos, retomá-las-á já no próximo dia 6. Em Portugal, espera-se que no final de junho tal seja possível, mas a Federação, que acaba de anunciar que está a preparar um “programa de retorno”, ainda não avançou publicamente uma data e qual a programação prevista. Em comunicado emitido na última noite, a Federação Portuguesa de Atletismo informa ter já reunido pela segunda vez os treinadores nacionais e os diretores técnicos nacionais das 11 associações regionais (mais de 40 participantes) para preparar um programa de retorno à competição, estando já prevista uma terceira reunião  para, posteriormente, ser realizada uma outra com os presidentes das associações regionais para aprovar o programa definitivo a implementar. “O nosso programa de retoma visa tocar em todos os domínios do atletismo português”, afirma o presidente Jorge Vieira, referido no comunicado. “Pretendemos que seja um programa progressivo, dividido por fases e focado em relançar a nossa normalidade desportiva e social”, acrescenta.

O comunicado federativo não o especifica mas se em relação aos concursos, nos quais cada atleta compete separadamente, os problemas dos contactos são de mais fácil resolução (embora os engenhos passem de mão em mão, por exemplo) e nas corridas de velocidade os atletas possam ser distribuídos apenas pelas pistas 1, 3, 5 e 7 ou 2, 4 , 6 e 8, nas provas de distância superior a 800 metros o problema é de mais difícil resolução, em especial nas corridas de estrada e corta-mato, com número elevado de participantes. Realizá-las em contra-relógio pode ser, inicialmente, uma solução…

Em suma: haverá que aguardar ainda mais alguns dias por informações mais concretas quanto à retoma das competições, inicialmente a nível regional, depois (agosto e setembro?) com âmbito nacional…

Deixar Resposta