Grupo Recreativo e Desportivo da Ribeira da Lage/4º clube do concelho de Oeiras

0
303

O Grupo Recreativo e Desportivo da Ribeira da Lage foi fundado em 1970. João Marques é o presidente do clube que tem cem atletas. O orçamento anual ronda os seis mil euros.

O Grupo Recreativo e Desportivo da Ribeira da Lage está localizado no concelho de Oeiras e foi fundado em 16 de Junho de 1970. Tudo começou em Maio do ano anterior quando um grupo de pessoas se reuniu numa garagem da Ribeira da Lage para formar uma Associação. Apareceu assim o GDR da Ribeira da Lage que comemora este ano o seu cinquentenário.

Ribeira de Lage-2João Alfredo Marques é o presidente do clube que tem 463 sócios pagantes, com quotas anuais de apenas seis euros.

O clube tem a sua sede e tem atualmente em atividade, apenas a Secção de Atletismo. No futebol, chegou a ser campeão distrital do Inatel mas por falta de verbas, a modalidade está atualmente suspensa.

“Todos os atletas são referências especiais porque somos todos, uma família que defende o nome do nosso clube”

Uma centena de atletas

A Secção de Atletismo foi criada em Outubro de 2006. António Carrasco é o treinador e responsável da Secção que movimenta 100 atletas. A maior parte deles, participa em provas de estrada e por vezes, em trails.

Objetivos para 2020

Raro é o fim de semana que o clube não participa numa prova. João Marques mostra-se satisfeito com os resultados obtidos. “Já somos o 4º clube do concelho de Oeiras há vários anos… Todos os atletas são referências especiais porque somos todos, uma família que defende o nome do nosso clube”.

Ribeira de Lage-1Para João Marques, os objetivos do GDR Ribeira da Lage para este ano, passam por manter o 4º lugar no Troféu das Localidades da CM Oeiras, onde costumam participar cerca de 80 atletas em cada prova. “Queremos ainda continuar a dignificar o nome do clube em todo o país com a nossa participação”.

O clube organiza o Grande Prémio de Atletismo da Ribeira da Lage, prova integrada no Troféu das Localidades da CMO e que este ano, se disputa no dia 23 desde mês.

Grupo Recreativo e Desportivo da Ribeira da Lage

Concelho: Oeiras

Ano fundação: 1970

Presidente: João Alfredo Marques

Sócios: 463

Atletas: 100

Técnicos:1

Orçamento: 6.000 euros

6.000 euros de orçamento anual

Ribeira de Lage-3O orçamento do clube ronda os seis mil euros anuais. O apoio recebido pela Câmara Municipal de Oeiras é naturalmente insuficiente para fazer face às despesas. Para além da quotização dos sócios, o clube conta com a receita do aluguer do bar. Segundo João Marques, “tem que ser feita uma grande gestão. Vai havendo um pequeno défice mas controlado porque o segredo da longevidade do clube é mantê-lo sempre estável no número de atletas. O 4º lugar no nosso concelho deve-se a este controlo financeiro. Não damos o passo maior que a perna e os nossos compromissos são cumpridos escrupulosamente”.

Os apoios aos atletas passam pelos equipamentos, transporte e inscrições nas provas.

“Não damos o passo maior que a perna e os nossos compromissos são cumpridos escrupulosamente”

Dificuldades de vária ordem na prática da modalidade

Ribeira de Lage-4João Marques inúmera as principais dificuldades, para quem tem cerca de uma centena de praticantes:

– Como os atletas são de vários pontos do concelho, existe o problema dos transportes para os treinos e competições.

– Como não há dinheiro para inscrever todos os atletas nas provas, eles são inscritos à vez. “Vão 20 a esta prova, na próxima vão mais 20”.

– Na compra para todos de equipamentos e outro material desportivo, mantendo todo o grupo unido.

“O mais importante é mantermos o clube vivo e a praticar desporto para todos”

Aposta na estabilidade

João Marques refere a importância da estabilidade do clube, liderado há 14 anos por esta Direção. Temos atletas que estão no clube desde infantis e que hoje, já são sub-23. “Começámos por ficar em nono lugar no Troféu de Oeiras, há quatro épocas que somos a quarta equipa do concelho de Oeiras”. A terminar, salientou: “o mais importante é mantermos o clube vivo e a praticar desporto para todos”.

 

Deixar Resposta