IAAF divulga seis finalistas ao “Prémio de Revelação do Ano”

0
2469

Armand Duplantis é o único entre os concorrentes nos dois sexos que não foi medalhado no Mundial de Londres

A IAAF divulgou o nome dos três finalistas de cada género indicados ao prémio de revelação da época. Os vencedores serão anunciados no Mónaco no dia 24 de novembro. Na mesma ocasião, serão premiados os “Melhores do Ano” da IAAF – os finalistas candidatos a este prémio ainda não foram divulgados.

Em masculinos, os indicados ao prémio de revelação são o americano Christian Coleman, o sueco Armand Duplantis e o norueguês Karsten Warholm. Christian encerrou a época liderando o ranking mundial dos 100 m, prova na qual foi medalhado de prata no Mundial de Londres. Ele também foi prata na estafeta 4×100 m.

suecoArmand Duplantis, de 17 anos, tornou-se o mais jovem finalista do salto com vara num Mundial, terminando em nono em Londres. Ele bateu o recorde mundial sub-20 com 5,90 m, e ainda foi ouro no Europeu da categoria

Karsten começou o ano com ouro e prata nos 400 m barreiras e nos 400 m, respetivamente, no Campeonato Europeu sub-23. No Mundial de Londres, tornou-se o mais jovem campeão nos 400 m barreiras, sendo ainda o primeiro campeão mundial da Noruega desde 2009 – se considerarmos apenas as provas de pista. O jejum do país já durava há 30 anos.

Entre as mulheres, os destaques são Yuliya Levchenko, Salwa Eid Naser e Yulimar Rojas. A ucraniana Yuliya teve o ponto mais alto da temporada no Mundial de Londres, onde ganhou uma medalha de prata e igualou a melhor marca com 2,01 m, aos 19 anos.

Salwa, que representa o Bahrein, bateu o recorde nacional dos 400 m em todas as fases do Mundial de Londres, terminando com a medalha de prata – foi a mais jovem medalhista da prova na história da competição.

Yulimar Rojas tornou-se a primeira medalhista de ouro da história da Venezuela em Mundiais. Ela superou Caterine Ibarguen no salto triplo numa final dramática, na qual tornou-se a mais jovem campeã da prova num Mundial aos 21 anos.

 

Deixar Resposta