IAAF recomenda atletas treinarem mais na pista para evitar desclassificações

0
2085

A propósito do elevado número de desqualificações na prova dos 400 m, a IAAF sugeriu que os atletas deveriam treinar mais em pistas cobertas para evitar desclassificações como as que sofreram o espanhol Óscar Husillos e o dominicano Luguelin Santos, que haviam ganho o ouro e a prata.

O Júri de Apelo que não atendeu as reclamações pelas desqualificações, anotou uma nota em que recorda as particularidades da pista coberta, diferentes das ao ar livre, particularmente nas curvas.

A curva é uma zona especialmente complicada porque recorda, “afeta a força centrífuga quando os atletas passam pelas curvas apertadas”. As desclassificações, explica a IAAF, “foram ratificadas utilizando a prova videográfica das infrações.

A terminar, o comunicado da IAAF avisa os atletas: “as corridas em pavilhão são um tipo especial de competição e muitos atletas dedicam pouco tempo a treinar na pista coberta”. Recomenda ainda: “uma maior adaptação às diferentes pistas antes das competições poderá ser uma forma de reduzir estas infrações”. A IAAF promete ainda falar com os atletas e escutar os seus pontos de vista.

Acerca da sua desclassificação na final, o espanhol Óscar Husillos disse que ela era clara e justa. “Há que assumi-lo”.

Deixar Resposta