Como manter-se motivado a correr mais forte

0
358

Preparar-se emocionalmente e estabelecer metas para cada treino são formas de estar sempre estimulado para evoluir na corrida

A maior parte dos atletas populares correm sem um treinador nem um plano de treinos. Mas boa parte deles ambiciona evoluir, bater os seus recordes pessoais. Eis alguns passos que ajudarão a manter a regularidade nos treinos e evoluir na modalidade.

  1. Alimente a automotivação

Uma das formas de estímulo para os corredores é a chamada motivação interna, que está associada à satisfação pessoal. Algumas pessoas tomam como sucesso a sua evolução pessoal e as sensações da prática Há estudos que indicam que os atletas mais motivados são mais resilientes, têm uma maior capacidade de lidar com problemas e apresentam melhores desempenhos, especialmente a longo prazo.

  1. Preocupe-se em melhorar o desempenho e a técnica a cada treino.

Estabelecer metas de curto prazo é extremamente importante.

  1. Procure recompensas externas, como a admiração de outras pessoas ou bons resultados e prémios.

É a chamada motivação externa. É quando se mede o sucesso por meio de comparações com outros. Mas cuidado! O uso excessivo de motivadores externos pode causar ansiedade e prejudicar o desempenho.

  1. Faça um diário de treinos para registar e avaliar o rendimento em relação aos objetivos estabelecidos.

É uma maneira de medir o desempenho e as sensações, o que ajuda a perceber a sua evolução diária. No entanto, um aspeto fundamental nesse processo é o estabelecimento de metas.

  1. Estabeleça metas para curto, médio e longo prazo.

Trabalhar a postura, a amplitude das passadas e o ritmo de corrida podem ser objetivos a curto prazo, por exemplo. Melhorar as suas marcas pessoais numa determinada distância deve ser algo almejado a médio prazo, a cada teste de desempenho. Por fim, focar-se em conseguir melhores resultados em competições pode ser estipulado como um objetivo a longo prazo.

  1. Tome cuidado com o excesso de metas e a auto cobrança constante.

Isso pode acabar aumentando a ansiedade e prejudicar o desempenho.

  1. Pense qual o seu objetivo para este ano ou época.

Liste apenas uma ou duas metas, que serão os seus objetivos de resultado de longo prazo.

 

Deixar Resposta