IAAF só autoriza duas russas a competirem no Europeu de Pista Coberta

0
2852

A IAAF decidiu autorizar as russas Yulia Stepánova e Daria Klishina a competirem nos Europeus de Pista Coberta que se realizarão em Belgrado no próximo mês de Março. “Stepánova y Klishina têm direito a participar em todas as competições internacionais na qualidade de desportista neutral”, informou a IAAF.

Ao prolongar em 1 de Dezembro a suspensão da Federação Russa, a IAAF indica que os atletas russos poderão competir a título individual se tiverem sido sujeitos a controlos de doping independentes. Contudo, Sebastian Coe confirmou que a Rússia não poderá participar como equipa nacional nos Europeus, como sucedeu nos Mundiais de Portland e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

 

Stepánova, corredora de 800 metros que denunciou na televisão alemã a engrenagem do doping na Rússia, recebeu autorização para competir nos Jogos do Rio de Janeiro como atleta “independente e neutral”, mas o COI privou-a desse direito à última da hora. Acusada de traidora pelas autoridades russas e seus antigos companheiros de equipa, Stepánova apresentou um protesto contra o COI. Stepánova, que chegou a participar nos Europeus celebrados em Julho passado em Amsterdão, onde sofreu uma lesão, nunca ganhou uma medalha a nível internacional.

 

Entretanto, Klishina foi a única atleta russa autorizada pelo Tribunal de Arbitragem Desportivo para competir no Rio Janeiro, onde saltou 6,63 metros, insuficientes para se classificar para a final do salto em comprimento. Bronze nos Europeus em 2014 e campeã nacional em Junho passado com um salto de 6,84 metros, Klishina está há mais de três anos a treinar-se nos Estados Unidos.

Deixar Resposta