IAAF suspende saltador russo Danil Lysenko por violação das regras antidoping

0
1664

A IAAF retirou a autorização do saltador russo Danil Lysenko para competir como atleta neutro por ter violado as regras antidoping, informou a Federação Russa de Atletismo.

A suspensão do atual vice-campeão mundial de 21 anos entrou em vigor hoje e continuará até que o caso seja resolvido. Lysenko não poderá competir assim na próxima semana no Campeonato Europeu em Berlim.

“A IAFF propõe a Lysenko duas opções: declarar-se culpado, com a consequente penalidade por violar a regra antidoping ou levar o caso ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS)”, disse o comunicado da Federação russa.

Segundo fontes da Federação, caso Lysenko aceite a sua culpa, será sancionado com uma suspensão de até dois anos, que pode chegar a quatro se ele for considerado culpado pelo TAS.

“É um caso claro de descuido, não tem nada a ver com o uso de substâncias proibidas”, disse o presidente da Federação russa, Dmitri Shliajtin, falando à agência oficial russa RIA Novosti.

Ele afirmou que a suspensão de Lysenko foi devido à própria irresponsabilidade do atleta, que não inseriu as informações necessárias no sistema de controle antidoping, pelo qual recebeu três advertências.

A IAAF explica num comunicado que a retirada a Lysenko da autorização para competir, deve-se às informações fornecidas pela Unidade de Integridade do Atletismo, que denunciou a falha do atleta em fornecer informações sobre o seu paradeiro, a fim de estar sujeito a controles de doping fora da competição, conforme estabelecido pelos regulamentos para atletas de elite.

Lysenko compartilha atualmente com Mutaz Essah Barshim o primeiro lugar no ranking mundial do ano com um salto de 2,40 em 20 de Julho no Mónaco.

 

Deixar Resposta