Inês Henriques entre as 10 nomeadas para votação de Atleta Europeia do Ano

0
1593

 

Já está a decorrer a votação para eleger os atletas europeus do ano (masculino e feminino), bem como as revelações do ano. Inês Henriques é uma das dez nomeadas para essa eleição aberta ao público em geral através do Facebook e do Twitter da Associação Europeia de Atletismo (AEA). A votação do público contará como 25 por cento, a par dos votos das federações, dos jornalistas e de um painel de especialistas nomeado pela AEA, cada grupo com um-quarto da votação. Os eleitos serão revelados numa gala em Vilnius (Lituânia), a 14 de outubro mas, antes, a 26 de setembro, será revelada uma lista de apenas três atletas finalistas de cada setor.

Para além de Inês Henriques, campeã e recordista mundial de 50 km marcha, foram escolhidas para a votação de atleta feminina do ano as seguintes campeãs mundiais: Mariya Lasistkene RUS (altura), Sandra Perkovic CRO (disco), Dafne Schippers HOL (200 m, e ainda bronze nos 100 m), Barbora Spotaková CHE (dardo), Ekaterini Stefanidi GRE (vara), Nafissatou Thiam BEL (heptatlo, além do pentatlo no Europeu de pista coberta) e Anita Wlodarczyk POL (martelo). E foram ainda nomeadas a campeã europeia de pista coberta (e prata no Mundial) Anita Marton HUN (peso) e a vencedora na Taça da Europa Antonella Palmisano ITA (20 km marcha).

Para atleta masculino do ano foram nomeados os campeões mundiais Pierre-Ambroise Bosse FRA (800 m), Yohann Diniz FRA (50 km marcha), Pawel Fajdek POL (martelo), Mo Farah GBR (10000 m e prata nos 5000 m), Andrius Gudzius LIT (disco), Ramil Guliyev TUR (200 m), Kevin Mayer FRA (decatlo, além do heptatlo do Europeu de pista coberta), Johannes Vetter ALE (dardo) e Kersten Watholm NOR (400 m barreiras), além do campeão europeu de pista coberta (e prata no Mundial) Piotr Lisek POL (vara).

Deixar Resposta