Joshua Chepetegei quer bater recorde mundial dos 10 km estrada em Valência

0
572

Para além da Maratona de Valência que se disputa no próximo domingo, a prova de 10 km que se realizará simultaneamente, promete grandes marcas.

O ugandês Joshua Chepetegei vai tentar bater o recorde do queniano Leonard Patrick Komon, fixado em 26m44s.

Chepetegei sagrou-se campeão mundial de corta-mato em Março, vencedor da Liga Diamante nos 5.000 m em Agosto e campeão mundial dos 10.000 m no Mundial de Doha.

Para bater agora o recorde dos 10 km em Valência, o ugandês vai ter indicações de andamento incomuns. Nos primeiros 500 metros, terá marcas a cada 100 metros e no percurso até aos 5 km, terá marcas a cada 500 metros.

As marcas iniciais a cada 100 metros servirão para controlar o ritmo das “lebres”, evitando que elas comecem demasiado rápido. Para o recorde ser alcançado, será necessária, uma média de 2m39s a cada quilómetro.

A Organização espera um novo recorde mundial e terá ainda três juízes para homologar o tempo de passagem aos 5 km, onde se aguarda uma marca de relevo que mereça ser reconhecida oficialmente.

Após os 5 km, Chepetegei terá uma “lebre” de luxo, o seu compatriota Stephen Kissa que detém a melhor marca do ano nos 10 km com 27m13s.

 

Deixar Resposta