Líder do Partido Trabalhista critica polícia inglesa na detenção de Ricardo dos Santos e sua companheira

0
367

Continua a dar que falar o comportamento racista da polícia de Londres para com o atleta português Ricardo dos Santos e a sua companheira Bianca Williams, quando regressavam a casa na companhia do seu bebé de três meses, após um treino.

O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, considerou “difícil de justificar” o uso de algemas durante a detenção no passado sábado (por 45 minutos).

familia-ricardo-santosQuem também ficou muito revoltado com a atuação da polícia foi Linford Christie, treinador do casal. Na sua rede social, Linford escreveu a Cressilda Dick, comissária da Polícia Metropolitana: “Dois dos meus atletas, ambos internacionais, receberam o pedido de parar da polícia. Os dois são pais de um bebé de 3 meses que estava com eles quando foram algemados fora do seu domicílio. Pode Cressida Dick ou alguém explicar-me a justificação porquê a Polícia Metropolitana assalta um condutor, separa a mãe do seu bebé e tudo isso sem nenhum equipamento de proteção e faz chegar um cão para que cheire o carro? Era um carro suspeito ou era-o da família negra que o ocupava e que deu lugar a essa violência, acusando-os de que o veículo cheirava a marijuana, rejeitando fazer-lhes um teste de drogas?”.

Linford ainda acrescentou: “Não é a primeira vez que isto sucede (é a segunda em dois meses) e estou certo de que não será a última, mas este tipo de abuso de poder e de racismo institucionalizado não pode ser justificado nem normalizado por mais tempo”.

Num comunicado, a polícia procurou justificar-se, não aceitando a acusação de comportamento racista. Mas desde quando em alguma parte do mundo, a polícia confessou ter tido comportamentos racistas?

Deixar Resposta