Lista de 50 provas mais bonitas do mundo para correr

2
460

Com a pandemia do coronavírus, são raras as provas que se disputam em qualquer país. Mas a pandemia há-de acabar e então, todos poderemos voltar a correr. Se é daqueles que aprecia as paisagens quando escolhe um desafio, tem aqui uma lista com algumas das provas mais bonitas do mundo elaborada pela Revista O2 Corre. Tem opções para todos os níveis, de iniciado a experimentado, e também para todos os gostos e perfis de corredores: asfalto, montanha, praia, floresta, deserto e até mesmo na neve.

A esta lista, certamente que se podiam acrescentar muitas outras. Em Portugal, estamos a lembrarmo-nos por exemplo, da Meia Maratona do Douro Vinhateiro, do Fim da Europa entre Sintra e Cabo da Roca, do Raid Melides-Tróia e de muitos trails.

Aqui vai a lista de 50 provas. Tem muito por onde escolher mas não se esqueça de que convém ter a carteira bem recheada.

  1. Meia-Maratona do Gelo
    maratona-do-Gelo-1Local: Sibéria, Rússia
    Distâncias: 7 e 21 km
    Quando: Janeiro
    A única corrida de longa distância que decorre no inverno russo. A temperatura mais baixa registada no evento foi de –39ºC, em 2001, e a mais alta de –4ºC, em 2012. A prova acontece sempre no dia 7 de Janeiro, quando é celebrado o Natal ortodoxo, e o seu percurso passa pelos principais pontos históricos de Omsk.
    http://www.runsim.ru/en/ice
  2. Maratona Internacional de Marraquexe
    Local: Marrocos
    Distâncias: 21,097 e 42,195 km
    Quando: Janeiro
    Com o patrocínio do rei Mohammed VI, a prova tem um clima ameno e é recheada de cultura, história e belas paisagens. Considerado um dos percursos mais rápidos do mundo, ele passa pelas antigas muralhas vermelhas da cidade e pelas suas ruas arborizadas com palmeiras, laranjeiras e oliveiras.
    http://www.marathon-marrakech.com/
  3. Bermuda Race Weekend
    Local: Ilhas Bermudas
    Distâncias: 10, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Janeiro
    Uma corrida que tem como visual as belas praias de areias brancas e o mar azul-turquesa do Caribe. Quem quiser, pode aventurar-se no desafio “3 corridas em 3 dias” e percorrer todas as distâncias do evento.
    bermudaraceweekend.com
  4. Cruce de los Andes
    Local: Argentina
    Distância: 100 km
    Quando: Fevereiro
    Com três dias de duração, esta é uma das corridas de aventura mais famosas das Américas. Rodeado de belas paisagens e uma natureza exuberante, o seu trajeto cruza os Andes, da Argentina até o Chile, passando por bosques, lagos e vulcões. O percurso é alterado todos os anos e pode ser concluído correndo só ou em dupla.
    elcrucecolumbia.com
  5. Maratona Buller Gorge
    Local: Nova Zelândia
    Distâncias: 21,097 e 42,195 km
    Quando: Fevereiro
    Um dos percursos mais panorâmicos da Nova Zelândia, atravessa toda a ilha sul do país, passando por paisagens exóticas e deslumbrantes.
    bullergorgemarathon.co.nz
  6. Maratona do Deserto do Saara
    Local: Argélia
    Distâncias: 5, 10, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Fevereiro
    Um desafio único, o poder correr no deserto. A prova tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para o sofrimento da população saharaui, que há décadas luta pela sua independência.
    http://www.saharamarathon.org/
  7. Maratona de Kilimanjaro
    Local: Tanzânia
    Distâncias: 5, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Fevereiro
    Reconhecida pela World Athletics, a prova decorre na base da montanha mais alta de África, o monte Kilimanjaro, com 5.895 metros de altura. A corrida costuma ser aproveitada para detetar talentos entre os vários atletas africanos.
    kilimanjaromarathon.com
  8. Barkley Marathons
    Local: Estados Unidos
    Distância: 160 km
    Quando: Março
    Em 30 anos, houve apenas 14 pessoas a conseguirem completar a prova, que tem como cenário as montanhas do Tennessee. O seu percurso, que deve ser feito em 60 horas, tem um desnível positivo e negativo de cerca de 18 mil metros que os participantes devem encarar apenas com a ajuda de um mapa e uma bússola.
    http://www.mattmahoney.net
  9. Balaton Supermarathon
    Local: Hungria
    Distância: 194,2 km
    Quando: Março
    A prova decorre à volta do lago Balaton, o maior lago de água doce na Europa Central, que fica aos pés das colinas vulcânicas das Terras Altas do Balaton. Podendo ser feita como individual ou em estafeta, a corrida é dividida em quatro distâncias com cerca de 50 km, que devem ser completados uma a cada dia.
    http://balatonsupermarathon.runinbudapest.com/
  10. Big Sur
    Local: Estados Unidos
    Distâncias: 5, 12, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Março
    Situado entre Los Angeles e San Francisco, o percurso é considerado um dos mais espetaculares do mundo. As suas paisagens incluem parques, florestas e incríveis penhascos. O seu ponto mais conhecido é o da Bixby Bridge, a meio da prova, quando se tem uma incrível vista do Oceano Pacífico.
    bsim.org
  11. Maratona Two Oceans
    Maratona-Two-OceansLocal: África do Sul
    Distâncias: 2, 5,6 km, 12, 21, 22 e 56 km
    Quando: Março
    Realizada na Cidade do Cabo, a prova oferece a experiência única de poder avistar num mesmo percurso, os dois oceanos que margeiam o país: o Atlântico e o Índico. Além da ultramaratona de 56 km, o evento inclui também uma meia-maratona, provas de trail (12 e 22 km) e outras menores de 2 e 5,6 km.
    http://www.twooceansmarathon.org.za/
  12. Meia-Maratona Glaciar
    Meia-maratona-GlaciarLocal: Argentina
    Distâncias: 10 e 21,097 km
    Quando: Março
    Um percurso inesquecível, dentro do Parque Nacional los Glaciares, em El Calafate, na Patagónia Argentina. Montanhas, lagos e glaciares, acompanham cada corredor ao longo de toda a prova.
    http://maratondelglaciar.com/
  13. Maratona de Jerusalém
    Local: Israel
    Distâncias: 5, 10, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Março
    Uma verdadeira viagem através do tempo na qual os participantes têm o privilégio de percorrer 3 mil anos de história, no meio de lindos cenários e diversos pontos sagrados para diferentes religiões.
    http://www.jerusalem-marathon.com
  14. Maratona do Monte Everest
    Maratona-do-Monte-Everest-2Local: Tibete/Nepal
    Distância: 42,195 km
    Quando: Maio
    Um desafio às neves e temperaturas glaciais da mais alta montanha do mundo. A prova começa a uma altitude de 5.364 metros e termina na cidade de Namshe Bazaar, quase 2 mil metros abaixo.
    http://www.everestmarathon.com/
  15. Maratona Internacional de Bornéu
    Local: Ilha de Bornéu
    Distâncias: 10, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Maio
    A enorme ilha abriga um dos tesouros naturais mais importantes do sudeste da Ásia: a sua vasta extensão de floresta tropical. A prova, contudo, decorre nas principais ruas e avenidas, tem um percurso plano e, portanto, rápido.
    borneomarathon.com
  16. Maratona da Grande Muralha
    Maratona-da-Grande-Muralha-2Local: China
    Distâncias: 8,5 km, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Maio
    Uma prova desafiadora e exótica que permite que o atleta teste os seus limites nos mais de 3.700 degraus ao longo da Muralha da China, além de ter a hipótese de estar em contato com a cultura e a história dessa arquitetura, considerada uma das sete maravilhas do mundo construídas pelo homem.
    http://great-wall-marathon.com
  17. Maratona da Baía do Monte Saint-Michel
    Local: França
    Distâncias: 5, 10, 42,195 km e
    Quando: Maio
    Entre a região da Bretanha e a Normandia, a prova conta com a participação de cerca de 5 mil corredores, que vêm de todas as partes da França e do mundo para correr num ambiente mágico, classificado como Património Mundial da Unesco.
    http://www.marathondumontsaintmichel.com/fr
  18. Mountain do Vale Sagrado
    Local: Perú
    Distâncias: 8, 20 e 42,195 km
    Quando: Maio
    Uma prova nos arredores da histórica cidade de Cuzco, o Vale Sagrado dos Incas, considerado um paraíso arqueológico e cultural entre Huambutio e Machu Picchu, onde se encontram as ruínas de uma das mais importantes e antigas civilizações da América do Sul. O percurso tem terreno variado, passando por trilhos, bosques, montanhas e estradas de chão, e a altitude média é de 2.900 metros acima do nível do mar.
    http://www.mountaindo.com.br
  19. Maratona Rapa Nui
    Local: Ilha da Páscoa
    Distâncias: 10, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Junho
    As suas misteriosas estátuas, chamadas de moais, juntamente com as suas belas praias tornam essa corrida mística e especial. Um destino exótico e único no mundo, repleto de mistério e fascínio.
    http://www.maratonrapanui.cl/
  20. The Dipsea Race
    Local: Califórnia
    Distância: 12 km
    Quando: Junho
    Criada em 1905, é considerada a prova de trail mais antiga dos Estados Unidos. Por questões ambientais, o número de corredores é limitado a apenas 1.500 por edição. O seu percurso é um dos mais bonitos do mundo, entre Mill Valley e Stinson Beach, mas é considerado muito exigente por ser bastante íngreme.
    dipsea.org
  21. Safaricom Marathon
    Local: Quénia
    Distâncias: 21,097 e 42,195 km
    Quando: Junho
    A prova, que recolhe fundos para a preservação da vida selvagem, decorre dentro da Lewa Wildlife Conservancy, uma das principais reservas do Quénia, num cenário de tirar o fôlego. O percurso passa por terra batida, pela savana, por margens do rio e por uma floresta de acácias, tendo os participantes a hipótese de avistar diversos animais.
    http://www.safaricom.co.ke
  22. The Big Five Marathon
    Local: África do Sul
    Distâncias: 21,097 e 42,195 km
    Quando: Junho
    Já pensou correr entre leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes? Essa é a ideia da Big Five, que acontece na reserva de Entabeni, província de Limpopo, e onde os corredores podem avistar os “grandes cinco” e também muitos outros animais. Uma experiência inesquecível e segura, já que há vários guardas ao longo do trajeto para evitar qualquer ataque.
    http://big-five-marathon.com
  23. Meia-Maratona das Cataratas
    Local: Brasil
    Distância: 21,097 km
    Quando: Junho
    A prova decorre no interior do Parque Nacional do Iguaçu, um Património Natural da Humanidade e área de preservação ambiental. O seu percurso é caracterizado por uma paisagem de floresta e natureza exuberante, com destaque para a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas mundiais da natureza. O trajeto da prova possui um nível de dificuldade médio, com subidas e descidas leves.
    http://www.meiamaratonadascataratas.com.br/
  24. Maratona de Perth
    Local: Austrália
    Distâncias: 42,195 km
    Quando: Junho
    Localizada na costa oeste da Austrália, é uma região de clima agradável, com belas praias, jardins e áreas vinícolas. Desde 1968, a cidade promove a maratona para recolher fundos para instituições de caridade.
    wamc.org.au
  25. Maratona do Sol da Meia-Noite
    Local: Noruega
    Distâncias: 4,2 km, 10, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Junho
    Uma das provas mais incríveis do mundo, na qual se tem a oportunidade de correr durante um fenómeno conhecido como sol da meia-noite. A partida da maratona ocorre às 20h30 para que a maioria dos competidores corte a meta por volta da meia-noite, vendo o sol brilhar. O percurso é plano e a temperatura média é de agradáveis 15°C, embora não deixe de haver neve nas montanhas que circundam a cidade.
    msm.no
  26. Trail Verbier St Bernard
    Local: Suíça
    Distâncias: 6, 29, 61 e 110 km
    Quando: Julho
    Uma corrida de trail no coração dos Alpes Suíços com opções para os mais variados níveis. A temperatura costuma ser agradável, porém o percurso é repleto de subidas e descidas íngremes, que, dependendo da distância escolhida, devem ser encaradas durante a noite também.
    trailvsb.com
  27. Maratona de Victoria Falls
    Local: Zimbabwe
    Distâncias: 7,5, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Julho
    A corrida começa e termina no Zimbabwe, mas tem uma passagem pela Zâmbia, sendo que a meio do percurso, os atletas passam pela Victoria Falls Bridge, de onde é possível avistar as majestosas cataratas, e também por uma reserva natural, na qual, podem ver animais como macacos, javalis, hipopótamos, entre outros.
    vicfallsmarathon.com
  28. Maratona da Ilha Maurício
    Local: Maurício
    Distâncias: 10, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Julho
    Percurso paradisíaco que passa por belas praias de águas transparentes, aldeias de pescadores, pela espetacular lagoa Baie du Cap, além da montanha Le Morne, que se projeta para o mar e é reconhecida pela Unesco como Património Cultural da Humanidade.
    mauritiusmarathon.com
  29. Gold Coast Marathon
    Maratona-do-Monte-Everest-2Local: Austrália
    Distâncias: 5,7 km, 10, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Julho
    Localizada na ilha de Queensland, é uma das regiões mais badaladas do país, com lindas praias e uma excelente infraestrutura. A época da prova costuma atrair os melhores corredores, especialmente de África e Ásia, já que as temperaturas rondam os 19°C, favorecendo o desempenho dos atletas.
    goldcoastmarathon.com/au
  30. Mongolia Sunrise to Sunset
    Local: Austrália
    Distâncias: 42,195 e 100 km
    Quando: Agosto
    Disputada às margens do lago Hovsgol, no meio de uma natureza quase intocada, é considerada uma das mais belas corridas de trail do mundo. O seu percurso, contudo, é bem desafiador, com mais de 2.255 metros de desnível positivo na maratona e de 3.365 metros nos 100 km.
    ms2s.dk
  31. Creemore Vertical Challenge
    Local: Canadá
    Distâncias: 25, 50 e 75 km
    Quando: Agosto

Parte da prova é feita em estradas de terra e outra parte em trilhos. As subidas são bastante longas, porém não muito íngremes; já as descidas são mais acentuadas e técnicas. No final do percurso é possível escolher entre correr pela ponte ou através do rio Mad.
ouser.org

  1. Maratona de Da Nang
    Local: Vietname
    Distâncias: 5, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Agosto
    Considerada uma das seis praias mais bonitas do mundo devido à sua areia branca, água azul cristalina e excelente urbanização. A prova passa não apenas pelo belo litoral rodeado de montanhas, mas também pelas pontes e ruas da cidade.
    rundanang.com
  2. Maratona da Cidade de Helsínquia
    Local: Finlândia
    Distância: 42,195 km
    Quando: Agosto
    Além da boa qualidade do ar, é cenário perfeito para uma prova por oferecer um percurso leve e confortável, que passa por parques, lagos e muitas áreas verdes.
    helsinkicitymarathon.fi/en
  3. Maratona de Bali
    Local: Indonésia
    Distâncias: 10, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Agosto
    Oportunidade de o corredor explorar os cenários desta ilha paradisíaca, quente, festiva e culturalmente rica, com cerca de 10 mil templos espalhados no seu território.
    balimarathon.com
  4. Maratona de Kauai
    Local: Havai
    Distâncias: 21,097 e 42,195 km
    Quando: Setembro

As partidas são dadas quando ainda é de noite, permitindo aos corredores vislumbrarem um cenário paradisíaco ao nascer do sol. O percurso passa por praias, picos vulcânicos e florestas tropicais, sendo um dos trechos mais bonitos, a passagem por um túnel de eucaliptos de 1,6 km.
thekauaimarathon.com

  1. Satara Hill Half Marathon
    Local: Índia
    Distância: 21,097 km
    Quando: Setembro
    Um desafio nas colinas ao redor do distrito de Satara e que decorre no meio de um calor intenso e alta humidade. Em 2015, entrou para o livro dos recordes ao juntar o maior número de corredores (2.618) numa corrida de montanha.
    satarahillmarathon.com
  2. Maratona de Médoc
    Local: França
    Distância: 42,195 km
    Quando: Setembro
    Muito mais do que uma corrida, o evento coroa as celebrações da temporada das colheitas de uva. É um espetáculo rico em cores, já que a esmagadora maioria dos participantes corre mascarada. E há vinho para beber durante o percurso.
    http://www.marathondumedoc.com/
  3. Dingle Marathon
    Local: Irlanda
    Distâncias: 21,097 e 42,195 km
    Quando: Setembro
    A prova atravessa a Península de Dingle, uma das cidades mais encantadoras da ilha. O clima é imprevisível, mas não retira a beleza das paisagens naturais, com destaque para a costa acidentada e para as ilhas Blasket.
    dinglemarathon.ie
  4. Jungfrau-Marathon
    Local: Suíça
    Distâncias: 4 e 42,195 km
    Quando: Setembro
    Localizado no topo dos Alpes Suíços, o passo de montanha Jungfraujoch é considerado Património Natural da Unesco. Correr por lá, não é só desafiador devido à diferença de altitude de 1.829 metros, como também uma das experiências mais incríveis para se vivenciar no país.
    http://www.jungfrau-marathon.ch/en
  5. Spartathlon
    Local: Grécia
    Distância: 246 km
    Quando: Setembro
    Considerada “a rainha das ultramaratonas”, é uma das provas mais difíceis do mundo, que exige uma elevada preparação física e mental. O percurso é feito entre as cidades de Atenas e Esparta, tendo na subida e descida dos 1.200 metros do monte Partenium, o principal obstáculo.
    spartathlon.gr/en
  6. Maratona Internacional da Patagónia
    Maratona-Internacional-da-PatagôniaLocal: Chile
    Distâncias: 10, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Setembro
    Seja qual for a distância, o percurso é duro, mas a beleza do lugar compensa todas as dificuldades. O percurso passa por cenários lindíssimos no meio de montanhas, lagos multicores, fiordes, ilhas e florestas virgens.
    patagoniainternationalmarathon.com
  7. Maratona da Selva
    Local: Brasil
    Distâncias: 42,195, 127 e 254 km
    Quando: Outubro
    Uma prova de sobrevivência, considerada uma das mais difíceis do mundo, que ocorre no meio da floresta amazónica. No percurso, há pântanos, travessias de rios, subidas e descidas íngremes e lindas praias fluviais, tudo isto, combinado com a humidade e altas temperaturas.
    http://www.junglemarathon.com
  8. Maratona do Lago de Garda
    Local: Itália
    Distâncias: 15, 30 e 42,195 km
    Quando: Outubro
    Um percurso de beleza impressionante, na qual os atletas passam pelo imenso e surpreendente Lago de Garda, rodeado pelos imponentes Alpes e por pequenos e belos vilarejos e cidades. Segundo um leitor, a prova teve a última edição o ano passado, devido a dificuldades financeiras.
    lakegardamarathon.com
  9. Dugway Trail and Ultra Run
    Local: Estados Unidos
    Distâncias: 5, 10, 20, 30 e 50 km
    Quando: Outubro
    Já pensou correr num centro militar de testes de armas químicas e biológicas? Uma vez por ano, a Área 52, como é chamada, é aberta ao público para receber uma corrida de montanha com variadas distâncias. Os percursos são bastante acidentados, porém nenhum deles passa perto de onde as armas são realmente testadas.
    https://ultrasignup.com/
  10. Himalayan 100
    Local: Índia
    Distância: 160 km
    Quando: Outubro
    Uma ultramaratona de montanha dividida em cinco dias, em que não há tempo de cortes. O trajeto passa por selvas, florestas de pinheiros, pequenas aldeias e povoados, além de uma vista panorâmica das mais altas montanhas do mundo: Monte Everest, Lhotse, Makalu e Kanchenjunga.
    himalayan.com
  11. Maratona do Círculo Polar
    polar-circle-marathon-5Local: Groenlândia
    Distâncias: 21,097 e 42,195 km
    Quando: Outubro
    Um dos lugares mais extremos do mundo, onde as temperaturas são baixíssimas e os ventos, congelantes. Em compensação, repleto de paisagens polares de tirar o fôlego. Mais do que enfrentar os demais corredores, o importante aqui é superar os limites do próprio corpo.
    Polar-circle-marathon.com
  12. Mountain Do – Deserto do Atacama
    mountain-do-deserto-do-atacama-5Local: Chile
    Distâncias: 6, 23 e 42,195 km
    Quando: Novembro
    Se correr num deserto já parece ser um grande desafio, imagine desafiar o deserto mais alto e árido do mundo. Apesar das adversidades, o caminho passa pelos principais pontos turísticos da região, o Vale de La Luna e o Vale da Morte, tendo os atletas que percorrer trechos de terra batida, trilhos entre canyons, sítios arqueológicos e muitas dunas.
    http://www.mountaindo.com.br/
  13. Maratona da Antártica
    Local: Antártica
    Distâncias: 21,097, 42,195 e 100 km
    Quando: Novembro
    Quem quiser correr em todos os sete continentes, não terá como escapar deste deserto de gelo. Tempestades de neve, lesões e um impiedoso reflexo do sol, na imensidão branca que até pode cegar. Sem falar na sensação térmica de -50°C, com ventos até 200 km/h, que podem congelar os tecidos do corpo.
    icemarathon.com
  14. Bagan Temple Marathon
    Local: Mianmar
    Distâncias: 10, 21,097 e 42,195 km
    Quando: Novembro
    Mianmar é de uma importância histórica incomparável, uma vez que as suas terras abrigam mais de dois mil templos. É neste cenário místico e impressionante que ocorre a prova, limitada a apenas 300 participantes. Nessa época, o clima é quente e húmido, com temperaturas atingindo 30°C.
    Bagan-temple-marathon.com
  15. 21k Noronha
    noronhaLocal: Brasil
    Distâncias: 8 e 21,097 km
    Quando: Novembro
    Uma experiência única, a de correr neste paraíso, declarado Património Natural da Humanidade pela Unesco. O percurso tem trechos no asfalto, trilhos e praias, e passa pelas mais belas paisagens da ilha. Para preservar as suas ricas fauna e flora, as inscrições são limitadas.
    http://www.21knoronha.com.br/

2 Comentários

Deixar Resposta