Mais oito russos vão poder competir como atletas neutros

0
2010

A IAAF aprovou ontem a participação de mais oito atletas russos em competições internacionais sob o estatuto de atletas neutros.

Sobe assim a 49, o número total de desportistas russos autorizados pela IAAF a participar sob bandeira neutra – dois em 2016 e 47 em 2017.

A Rússia não pôde competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro nem poderá fazê-lo agora nos Mundiais de Londres.

A IAAF tinha proposto a participação sob bandeira neutra aos atletas russos que provassem não fazer parte da rede de doping. O principal critério era não figurarem no relatório “Mc Laren”. Também é obrigatório uma reanálise das amostras extraídas durante os Mundiais de Pequim a todos aqueles que aspirem competir sobre bandeira neutra.

Entre os oito agora aprovados, estão o lançador do martelo Sergey Litvinov, 5º em Pequim 2015 e os jovens Sofia Palkina (19 anos) campeã do mundo júnior do lançamento do martelo em 2015 e a saltadora com vara Alena Lutkovskaia.

Sergey Litvinov já tinha feito declarações aceitando a existência do doping no seu país. “Temos que reconhecer os nossos erros, não apenas no papel. Temos que mudar o nosso comportamento, a nossa mentalidade”, apontou.

“Se reconhecermos a nossa culpa, as reações do mundo a nosso respeito serão melhores. Para começar, temos que limpar a porcaria na frente da nossa porta”, completou.

 

 

Deixar Resposta