Maratona de Boston põe homens a partir antes das mulheres

0
464

A Organização da 124ª Maratona de Boston anunciou mudanças nos horários de início da prova, marcada para o próximo dia 20 de Abril. Pela primeira vez em 15 anos, a elite masculina vai partir antes da elite feminina.

Como intuito de aumentar a segurança dos atletas de elite da prova, a elite masculina partirá oito minutos antes da elite feminina – homens às 9h37m e mulheres às 9h45m, no horário local.  Nos anos anteriores, muitas atletas da elite feminina eram ultrapassadas por atletas da elite masculina nos quilómetros finais da prova.

Com a mudança, o risco de ultrapassagens será reduzido ao longo do percurso, além de permitir uma cobertura televisiva mais exclusiva ao final da prova.

“Num esforço para garantir a melhor experiência de corrida possível para todos os participantes, fizemos alterações nos horários de início da corrida deste ano”, disse Tom Grilk, CEO da BAA, instituição que organiza a prova. “Para manter a segurança dos participantes e dos atletas de elite, em todas as decisões, adotamos uma abordagem analítica e orientada por dados para determinar os melhores horários de início para todas as divisões”, completou.

De 2004 a 2019, a elite feminina partiu 28 minutos antes da masculina – mulheres às 9h32m e homens às 10 h – o que significava que a vencedora feminina cortava a meta cerca de 10 minutos antes do vencedor masculino.

“Os novos horários de início da Maratona de Boston em 2020 ajudarão todos os atletas”, afirmou Lelisa Desisa, duplo vencedor da Maratona de Boston.“Pensando na elite masculina e feminina, as mudanças da BAA garantirão que tenhamos um caminho seguro e bem-sucedido do começo ao fim”, completou o atleta.

Além disso, este é o primeiro ano em que a Maratona de Boston contará com os atletas paralímpicos, atletas de elite com deficiências visuais, nos membros superiores e nos membros inferiores competindo por prémios, além dos resultados servirem para a escolha da seleção paralímpica dos Estados Unidos. A sua prova terá início às 9h50m.

O horário de partida para os atletas de cadeira de rodas é quase igual ao do ano passado, os homens começam às 9h02m e as mulheres às 9h05m, um minuto depois do que no ano passado.

Para os atletas populares, o horário de início não vai mudar. O primeiro grupo sai às 10 h e os restantes saem às 10 h25m, 10h50m e 11h15m.

A Maratona de Boston já confirmou a presença do queniano Lawrence Cherono e da etíope Worknesh Degefa – últimos vencedores da prova.

Deixar Resposta