Marchadores na Lituânia, lançadores jovens em Madrid

0
231

Portugal estará representado este fim-de-semana na Taça da Europa de Marcha, em Alytus, na Lituânia, no domingo, e num encontro de lançamentos para sub’23 e juniores em Madrid, no sábado, com as seleções de Espanha, Bielorrússia e Dinamarca.

Portugal apresentará nove atletas na Taça da Europa, nomeadamente João Vieira, totalista na competição (12 presenças desde 1996) e Inês Henriques (que só falhou a 1ª edição), ambos pela primeira vez nos 50 km, no caso feminino na estreia da prova. As grandes expetativas nacionais estarão mesmo nesta prova, na qual Inês Henriques é recordista europeia (e ex-recordista mundial), partindo como favorita, embora haja que ter em atenção a estreante italiana Eleonora Georgi, que já este ano conseguiu 1.27.46 aos 20 km e 2.45.21 aos 35 km. Mara Ribeiro será a estreante portuguesa na distância.

Nos 50 km masculinos, a grande figura será o francês Yohann Diniz (41 anos), recordista mundial, que regressará à distância depois do seu título mundial de há já quase dois anos. O espanhol Jesus Angel Garcia, já com 49 anos, será outra presença curiosa, uma vez que foi o vencedor da edição inaugural, em 1996.

Outra esperança portuguesa de boa classificação verificar-se-á nos 20 km através de Ana Cabecinha, 2ª em 2017 (igualando Susana Feitor em 2005) e 4ª em 2013. As favoritas são a espanhola Maria Perez, campeã europeia, e a italiana Antonella Palmisano, folgada vencedora desta prova há dois anos. Edna Barros acompanhará Cabecinha na prova. Nos 20 km masculinos estarão Miguel Carvalho e Miguel Rodrigues, numa prova que contará com os três medalhados do Europeu de 2018 (os espanhóis Alvaro Martin e Diego Garcia e o russo Vasiliy Mizinov), além do vencedor na Taça da Europa de 2017, o alemão Christopher Linke.

Estarão ainda em ação os juniores Rúben Santos e Joana Pontes, em 10 km.

As provas iniciar-se-ão com os 50 km às oito da manhã locais (6 horas em Portugal).

Entretanto, em Madrid, decorrerá este sábado o encontro Espanha-Bielorússia-Portugal-Dinamarca em lançamentos, para atletas sub’23 e juniores. Estão selecionados os seguintes 29 atletas:

Sub’23 (M):

Peso – Mykyta Sudashov (SCP) e Rodolfo Garcia (SCP)

Disco – Mykyta Sudashov (SCP) e Emanuel Sousa (SLB)

Martelo – Rúben Antunes (SCP) e Bernardo Oliveira (CABB)

Dardo – Joshua Egbeama (SLB) e Tiago Pires (JV)

Sub’23 (F):

Peso: Elsa Cruz (SLB) e Inês Carreira (JV)

Disco – Inês Carreira (JV) e Érica Borges (CAT)

Martelo – Rafaela Moutinho (SCP) e Cecília Rebocho (SLB)

Dardo – Cláudia Ferreira (SCP) e Sara Firmino (CBF)

Juniores (M):

Peso – Tiago Silva (SCP) e Alex Linenburg (ACDSJ)

Disco – Cleide Lopes (SCP) e Gonçalo Miudine (20KmA)

Martelo – Afonso Jantarada (SLB) e Carlos Malaquias (JV)

Dardo – Leandro Ramos (SLB) e Ilírio Nazaré (SCP)

Juniores (F):

Peso – Margarida Ferreira (SLB) e Ana Beatriz Gomes (CSM)

Disco – Ana Beatriz Gomes (CSM) e Ivanilda Lopes (SLB)

Martelo – Mariana Pestana (ACDSJ) e Ângela Silva (GDE)

Dardo – Bárbara Bica (SLB) e Aleida Mendes (SLB)

Os clubes mais representados são Benfica (9), Sporting (8) e J. Vidigalense (3), merecendo realce ainda o facto de haver nada menos de quatro atletas da Madeira.

 

Deixar Resposta