Melhores atletas nacionais no Regional lisboeta

0
191

A generalidade dos melhores atletas nacionais, concentrados no Benfica e Sporting, estarão este sábado no Regional de Lisboa, a disputar no Estádio Universitário, num fim-de-semana marcado ainda por Campeonatos Regionais noutras das principais associações…. Com a curiosidade de haver diferenças regulamentares e de programação de umas para outras.

Será o último fim-de-semana antes dos Campeonatos Nacionais, que se realizarão entre 26 e 27 deste mês (apuramento do Nacional de Clubes, este ano apenas com I e II Divisões) e meados de agosto (final), com os Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos nos fins-de-semana intermédios. Lisboa concentrou os seus campeonatos num só dia e a lista de inscritos é promissora, com a presença de muitos dos melhores atletas nacionais. Haverá corridas até 1500 m (mas as de 200 m são extra-campeonato) e ainda 3000 m obstáculos (e não os 2000 m obstáculos sem vala que a Federação incluiu nos Nacionais). Correrão quatro atletas em cada série (e não apenas três), separados por uma pista e tanto os 800 como os 1500 m serão sempre em pistas separadas, enquanto a prova de obstáculos será em contra-relógio.

São várias as Associações Regionais que realizarão também este fim-de-semana os seus campeonatos, uns num só dia, outros em dois. Mas há várias Associações que pararam completamente a sua atividade desde o cancelamento das provas devido ao Covid’19. A do Porto, realizará este sábado o seu Regional, em Lousada, e a nota principal vai para a presença de Sara Moreira, há muito afastada por lesão e que correrá como extra os 3000 m. Esta distância, bem como os 2000 m obstáculos, será corrida em contra-relógio (partidas a cada 15 segundos).

Braga terá os seus Regionais em Guimarães e a Madeira, como habitualmente, na Ribeira Brava (lançamentos no Funchal), neste caso com os marchadores a percorrerem os 5000 m (e não 3000 m, como nas outras Associações). Há uma semana realizaram-se provas de 3000 m obstáculos já a contar para os campeonatos, com destaque para Joana Soares que, sozinha, fez 10.03,29. Santarém realizará os campeonatos em Abrantes (sábado e domingo); Aveiro em Vagos; Viana do Castelo em Arcos de Valdevez (lançamentos longos terça-feira, em Lovelhe).

De entre as principais Associações que se têm mantido ativas, Leiria optou por realizar Provas de Preparação em diversos dias da semana (já oito jornadas este mês e mais três programadas até terça-feira), prescindindo dos Campeonatos Regionais dos diversos escalões.

Em suma, uma época atípica, que agora começará a animar… mas apenas por mais quatro fins-de-semana…

Deixar Resposta