Monsanto Running Team/Treinar diariamente à “Hora do Esquilo”

0
452

(Fotos de Sérgio Henriques:sergio_henriques_photography)

O Monsanto Running Team está legalizado como clube desde 2017. Didier Valente é o presidente do clube que tem 68 sócios/atletas. É o maior clube de trail de Lisboa e promove anualmente um Trail Camp que reúne 20/30 atletas a correrem num fim de semana nas Serras da Estrela e da Gardunha.

O Monsanto Running Team apareceu como equipa em 2013 e como clube devidamente legalizado em 2017. Como o próprio nome indica, está localizado em Lisboa, na freguesia de São Domingos de Benfica.

Tudo começou em 2011 quando sete amigos treinavam em Monsanto uma vez por semana, que depois passou a duas e três vezes. Em 2013, os treinos passaram a ser diários, de segunda a sexta-feira, das 6 às 7 h da manhã. São os chamados treinos da “Hora do Esquilo”.

“O treino da ‘Hora do Esquilo’ tem a vantagem de conseguirmos fazer o treino quando toda a família está a dormir…começa-se o dia com energia redobrada

Monsanto 1Segundo Didier Valente, enfermeiro no hospital D. Estefânia e presidente do clube, “começámos a treinar porque gostávamos da natureza. O treino da ‘Hora do Esquilo’ tem a vantagem de conseguirmos fazer o treino quando toda a família está a dormir, permitindo realizar o objetivo do treino sem entrar em conflito com a dinâmica familiar. Terminado o treino, começa-se o dia com energia redobrada, prontos para o dia de trabalho sem retirar tempo à família após o dia de trabalho (caso o treino fosse pós laboral)”.

Estes treinos são abertos a todos, com cerca de 15 atletas mas já chegaram a ter mais de 40, muitos deles de outros clubes. Aos fins de semana, fazem um treino longo tendo Sintra como palco privilegiado.

“Gostamos de tudo o que sejam desafios”

68 sócios todos atletas praticantes

Monsanto 4Didier Valente é o atual presidente do Monsanto Running Team que tem 68 sócios.“Temos gente de todas as classes profissionais”.

Todos os sócios são atletas do clube e pagam uma quota anual de 12 euros. O trail merece a preferência deles ou a origem do clube não estivesse em Monsanto. Mas também participam em provas de estrada, com vários atletas registando marcas abaixo das três horas na maratona. “Gostamos de tudo o que sejam desafios”.

Ainda não existe uma sede mas face à intensa atividade do clube, ela não deverá tardar.

Monsanto Running Team

Monsanto-logotipoConcelho: Lisboa

Ano fundação: 2017

Presidente: Didier Valente

Sócios: 68

Atletas: 68

Do Trail Curto ao Iron Man e Swim Run

O clube tem participado desde 2014 nos Campeonatos e Circuitos Nacionais de Trail Running da ATRP – Associação Portuguesa de Trail Running. As distâncias têm variado, desde as mais curtas (Trail até 42 km), passando pelo Ultra Trail (43 até 100 km), Ultra Endurance (mais de 100 km), provas de 100 milhas e também, provas de mais de 300 km em alta montanha. Em Portugal e no estrangeiro, como no mítico Ultra Trail de Mont Blanc.

Tem ainda atletas que já concluíram diversos Iron Man e participado em provas de Swim Run (natação em águas abertas + corrida em trilhos).

Maior clube de trail de Lisboa

Monsanto 3O Monsanto Running Team é o maior clube de trail running de Lisboa. José Carlos Santos, atual selecionador nacional de trail e vice-presidente da ITRA, é um dos seus atletas.

O clube já alcançou vários pódios a nível nacional, assim como excelentes resultados individuais e coletivos.  Mas como nos disse Didier, “o que nos move principalmente, é a alegria de estar presentes no desporto de forma positiva para nos tentarmos superar a nós próprios.” Mais ainda, “o nosso maior objetivo é ganhar a Taça Fairplay”.

Encontro anual “Trail Camp Solidário” em Alcains

Um dos hábitos saudáveis do clube passa pela realização anual do Encontro “Alcains Trail Camp Solidário”, que já vai em sete edições. Os 20/30 atletas que aderem ao Encontro

Monsanto-EstrelaFazem um “retiro” em Alcains, num fim de semana e treinam sábado e domingo nas Serras da Estrela e da Gardunha. A competição fica então de lado, promovendo-se a camaradagem e solidariedade, treinando em altitude, como forma de preparação para provas de 100 ou mais quilómetros.

O clube não se limita a participar em provas pois tem colaborado na organização de vários eventos, merecendo particular destaque o “STE – Montepio Sintra Trail Extreme” que já chegou a reunir cerca de mil participantes nas várias distâncias (31 km/21 km/10 km)

“O que nos move principalmente, é a alegria de estar presentes no desporto de forma positiva para nos tentarmos superar a nós próprios”

Cada atleta suporta na íntegra as suas despesas

didierO clube só passou a ser apoiado pela Câmara Municipal de Lisboa em 2019. Tem algumas parcerias com descontos em produtos e faltam os apoios de empresas privadas.

Por vezes, consegue alguns descontos nas inscrições nas provas, através de parcerias. Mas as despesas de equipamento, deslocação, alojamento, são suportadas na íntegra pelos próprios atletas.

 

Objetivo principal do clube

Monsanto-escadasDidier é claro quanto ao principal objetivo do clube: “A promoção da prática desportiva da corrida em trilhos, participando nos campeonatos nacionais de trail running, abraçando sempre novos desafios desportivos que surjam”.

O clube tem o seu blogue ww.monsantorunningteam.pt e quem quiser participar nos treinos, pode consultar a página do facebook (www.facebook.com/monsantort/) ou instagram (Instagram @monsanto.running.team) onde encontra o local e hora combinada.

 

Deixar Resposta