Nacional de Veteranos «enche» Lousada

0
1146

Cerca de meio milhar de atletas veteranos entre os 35 e os 86 anos estarão este fim-de-semana em Lourosa, para mais um Campeonato Nacional que promete bater todos os recordes de afluência. No Nacional do ano passado, estiveram 430 concorrentes (287M+143F). Entre os mais “jovens”, estarão dois atletas que estão ainda entre os melhores nacionais, a recordista do martelo Vânia Silva (Sporting) e o discóbolo Filipe Vital Silva (individual). Os “menos jovens” são José Bom (Linda-a-Pastora SC) e Joaquim Faneca (Belenenses), ambos com 86 anos, e, no setor feminino, Ivone Lobo (Cluve), com 82 anos, e Olinda Ivars (Sporting), com 79. Entre os mais velhos, há ainda a referir, no escalão M80, os nomes de Bernardino Pereira (Os Fixes), campeão mundial e europeu nos escalões M75 e M80 e recordista europeu de 5000 m (M80), e José Henriques (CA Galinheiras), antigo internacional e recordista nacional de salto com vara.

Estes campeonatos, organizados pela ANAV (Associação Nacional de Atletismo Veterano), têm classificações coletivas desde 2009. No setor masculino, o NA Cucujães ganhou nos seis primeiros anos e o Belenenses nos últimos quatro. No feminino, o Cluve ganhou nove vezes mas foi ultrapassado pelo UA Povoense em 2018. Este inverno, Belenenses (masculinos) e Cluve (femininos) sagraram-se campeões de pista coberta.

As provas iniciar-se-ão na manhã de sábado, com o martelo na pista do Inatel, no Porto (Ramalde), disputando-se todas as restantes provas em Lousada, na tarde de sábado (14 às 22 horas) e manhã de domingo (8 às 15.30 h), em autênticas maratonas competitivas.

Deixar Resposta