OMS lança plano para reduzir o sedentarismo e promover a saúde

1
1920

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou esta semana um plano de ação global  para estimular a atividade física entre as pessoas, com o objetivo de torná-las mais saudáveis e menos sedentárias.

Na presença do 1º ministro António Costa, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Tedros Adhanom, divulgou o documento com o plano sobre a atividade física para 2018 a 2030.

Hoje, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (com idades entre 11 e 17 anos) não praticam atividade física suficiente. “Ser ativo é fundamental para a saúde. Mas no mundo moderno, isso está-se tornando cada vez mais um desafio, em grande parte porque as nossas cidades e comunidades não são projetadas de maneira correta”, disse Tedros.

O plano de ação global mostra como os países podem reduzir o sedentarismo em adultos e adolescentes em 15% até 2030. O objetivo do documento é criar sociedades mais ativas com oportunidades para pessoas de todas as idades começarem na corrida, ciclismo, dança, jogos e entre outros exercícios físicos.

“Precisamos de líderes em todos os níveis para ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável. Isso funciona melhor a nível de cidade, onde a maior responsabilidade é criar espaços mais saudáveis”, acrescenta Tedros. “Não é preciso ser-se um atleta profissional para ser ativo. Usar as escadas em vez do elevador faz a diferença”, completa.

Para dar mais apoio ao plano de ação, a OMS lançou uma campanha para promover a atividade física: “Sejamos ativos: todos, em todos os lugares, todos os dias”. “Essa campanha nacional surge do nosso esforço para informar os portugueses dos benefícios em ter estilos de vida mais saudáveis para combater essas enfermidades”, afirmou António Costa.

No dia 20 de maio, a campanha realizou a primeira caminhada da OMS, em Genebra, na Suíça: a Health for All Challenge, que atraiu mais de quatro mil pessoas com o objetivo de promover a atividade física.

 

1 Comentário

  1. “A OMS lançou esta semana um plano de ação global  para estimular a atividade física” Qual é o plano? Caminhadas, trails e corridas para passear há aos montes. “a OMS lançou uma campanha para promover a atividade física: “Sejamos ativos: todos, em todos os lugares, todos os dias”. “Essa campanha nacional surge do nosso esforço para informar os portugueses dos benefícios em ter estilos de vida mais saudáveis para combater essas enfermidades”” isto é apenas uma maneira de alguém encher os bolsos e dizer: contribui muito para a população se tirnar mais ativa, passei uma mensagem às pessoas a dizer mexam-se, façam exercício e pronto organizei umas caminhadas e já tá… dinheirinho para cá

Deixar Resposta