Pinhal Novo a Correr/Crescimento rápido supera expetativas da Direção

0
407

O clube de praticantes Pinhal Novo a Correr foi criado em 2017. Cinco atletas tomaram a iniciativa de avançar com o clube que já teve cerca de uma centena de atletas/caminheiros nos treinos das terças e quintas-feiras

O crescente número de atletas que todos os fins de semana participam em provas na estrada e montanha deve-se em boa parte aos muitos clubes entretanto formados. Apenas dedicados ao atletismo, esses clubes populares têm sido muito importantes no crescimento da modalidade e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Entre eles, temos o clube de praticantes Pinhal Novo a Correr, surgido em 10 de Outubro de 2017, data do primeiro treino efetuado em grupo. A ideia andava no ar já há algum tempo mas foi acelerada após o período de treinos de preparação para a prova Pinhal Novo Night Run desse ano. Havia então muitos atletas no Pinhal Novo dispersos, a treinarem sozinhos e a necessitarem de se agregarem a um clube. Cinco atletas entenderam que seria importante aproveitar a dinâmica entretanto surgida.

P. Novo-DireçãoDesse entendimento, surgiu uma primeira reunião na sede social da Associação Académica Pinhalnovense (AAP) com a presença de Paulo Silva, Marco Santos, José Carlos Leitão, Mário Moita, António Silva e João Pereira (Presidente da Direção da AAP), para discutir o objetivo da criação de um grupo de corrida com oferta de caminhada.

Logo ficou decidido a criação do Pinhal Novo a Correr, grupo dedicado à Corrida e à Caminhada, tendo como elemento de comunicação a página www.facebook.com/pinhalnovoacorrer/.

“Tem sido um sucesso inesperado, a ideia inicial do grupo foi rapidamente suplantada”

37 sócios fundadores e um total de 155 sócios 

Os fundadores foram António Silva, José Carlos Leitão, Marco Santos, Mário Moita e Paulo Silva. O clube já está devidamente legalizado, com as tarefas devidamente distribuídas pelos cinco fundadores.

P. Novo2O Pinhal Novo a Correr tem atualmente 155 sócios. A sede do clube é partilhada com a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Pinhal Novo.

Tem em funcionamento apenas a Secção de Atletismo. Habitualmente, conta com 50/60  participantes em provas e já houve treinos com cerca de uma centena, distribuídos pela corrida e caminhada. Existem planos para no futuro e de forma sustentada, serem criadas outras Secções, podendo a Orientação ser uma das próximas.

Sucesso inesperado em tão curto espaço de tempo

Os atletas participam em provas de trail (maioritariamente) e estrada, contando com alguns maratonistas. A Direção quer contribuir para o desenvolvimento desportivo da freguesia de Pinhal Novo e do concelho de Palmela e mostra-se satisfeita com os resultados dos seus atletas, particularmente a nível coletivo. Tem sido um sucesso inesperado, a ideia inicial do grupo foi rapidamente suplantada. O nosso foco situa-se em proporcionar a melhoria do nível de condição física dos nossos ‘praticantes’ através da participação nas sessões às terças e às quintas-feiras, sem descurar a participação nas provas”.

PINHAL NOVO A CORRER

P.Novo-logotipoConcelho: Palmela

Ano fundação: 2017

Sócios: 155

Atletas: 155

Técnicos: 1

Orçamento: 1.000 euros

Importância dos apoios privados

O orçamento anual ronda os mil euros, suficientes nesta fase do clube. Os apoios recebidos têm revertido na compra dos equipamentos. Os maiores apoios têm vindo das empresas SILK – Hair & Day Spa; Horta Caramela; Viegas & Filhos; Ricardo Gonçalves – Consultores imobiliários; Asphalt Potencial; Sodisul, Pastelaria Bambi, Nova Onda – Moda e da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Pinhal Novo. O patrocinador “Horta Caramela” oferece fruta nos dias de prova.

Cada atleta/caminheiro paga as suas inscrições nas provas e o seu equipamento. Quanto aos transportes, os atletas organizam-se em grupos, deslocando-se nas suas viaturas, tendo a Câmara Municipal de Palmela disponibilizado transporte para alguns dos eventos.

“Somos um clube de praticantes com os treinos abertos à população”

Preocupações sociais

P. Novo-2O clube não se limita a proporcionar as melhores condições possíveis para a prática da modalidade. Existem também preocupações sociais, expressas no apoio à CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo) através da recolha de alimentos e produtos de primeira necessidade junto dos elementos que frequentam o grupo. O Pinhal Novo a Correr tem apoiado outras causas, através da co-realização de eventos para entidades como: Europacolon, Autismo, Mercado Caramelo, Festa da Saúde e do Desporto e os treinos de preparação para a prova Night Run 2019. O clube participa ainda numa recolha de sangue promovida pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Pinhal Novo.

Treinos abertos à população

O Pinhal Novo a Correr ainda não se abalançou a organizar uma prova mas foi o “embaixador” do Pinhal Novo Night Run 2019. Encontra-se ainda disponível para colaborar com as entidades associativas e as autarquias na organização de eventos desportivos e sociais. No futuro, pretende dar um passo em frente, organizando uma prova ou fazendo parte da organização de um Circuito de provas no concelho.

Como podemos constatar numa terça-feira, às 19.30 já eram muitos, aqueles que se preparavam para iniciar o seu treino. “Somos um clube de praticantes com os treinos abertos à população. Todos podem participar, sendo devidamente integrados. Convidamos todos a aparecerem para correr ou caminhar”.

 

 

Deixar Resposta