Porque cheira mal a minha roupa de corredor?

0
1020

Segundo um estudo publicado em Applied and Environmental Microbiology, a roupa desportiva sintética cheira pior que a de algodão um dia depois do seu uso após um treino muito suado.

Investigadores belgas analisaram 26 pessoas num treino duro com uma hora de duração na bicicleta estática. Deixaram-se secar as camisolas durante 28 horas, tendo-se analisado depois as bactérias presentes, detetando-se gases ou vapores de mau odor. Segundo os investigadores, o odor das camisolas de poliéster é muito pior e mais forte em comparação com as de algodão.

Um dos investigadores disse que a diferença se explicava pela bactéria micrococcus. É conhecida pelo seu potencial enzimático para hormonas e aminoácidos em compostos mais pequenos e voláteis com um típico mau odor.

Os investigadores descobriram que durante as 24 horas de incubação, as micrococcus eram capazes de se desenvolverem mais rapidamente no tecido sintético do que no de algodão. O suor recém-segregado deixa pouco odor. O cheiro caraterístico de um corredor aparece quando as micrococcus e outras bactérias se poem a decompor os ácidos gordos da larga cadeia do suor.

No caso improvável de o corredor não querer lavar o seu equipamento depois de correr, uma forma de reduzir o cheiro posterior é enxaguar a roupa antes de as bactérias atacarem. Este estudo sugere que levar roupa de algodão reduz a probabilidade de que a casa se pareça com um vestiário. A lã de carneiro também é conhecida por resistir mal ao cheiro.

 

Deixar Resposta