Portugal com 19 medalhas nos Jogos Europeus para Transplantados e Dialisados

0
602

O mundo do desporto não se faz apenas com os atletas de alta competição. São inúmeros os exemplos os atletas que sofrendo de algum problema de saúde, se suplantam na prática desportiva.

Portugal esteve presente no X Campeonato Europeu para Transplantados e Dialisados que decorreu no mês passado em Cagliari, Itália.

Uma equipa de 9 atletas do Grupo Desportivo de Transplantados de Portugal fez parte da representação portuguesa, sendo 7 deles transplantados e 2 dialisados.

Estes Jogos Europeus estiveram abertos para todos os recetores de transplante de rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas, osso e pacientes em diálise.

A delegação portuguesa teve de custear a sua participação, sem quaisquer tipo de apoios assegurados.

Dos 9 presentes, 7 eram do sexo masculino. Eis os seus nomes: André Jorge e Cláudio Mendes, ambos da Madeira; António Rodrigues, de Seia; Dora Saraiva, de Almada, Mário Silva, de Oeiras, Miguel Monteiro, de Lisboa; José Costa, de Sines; Sofia Santos, de Bragança e Ricardo Cunha, de Braga. O mais velho (Miguel Monteiro) tem 64 anos e o mais novo (André Jorge), 28.

Fizeram parte dos Jogos as modalidades de atletismo, natação, ténis, badminton, golfe, ciclismo, bowling, tiro ao arco, futebol, voleibol, surfcasting, petanca e ténis de mesa.

Portugal foi 11º no medalheiro, tendo conquistado 19 medalhas, 5 de ouro, 10 de prata e 4 de bronze.

No atletismo, Cláudio Mendes foi 2º nos 100 metros; Ricardo Cunha venceu a Marcha 5 km; Dora Saraiva foi prata na Mini-Maratona 5 km tal como Ricardo Cunha. Ainda na mesma prova, Cláudio Mendes foi bronze.

Deixar Resposta