Portugal ganha 26 medalhas individuais no Europeu de Biatle/Triatle em Setúbal

2
508

biatle2017-meta-seniorPortugal esteve brilhante no último dia do Campeonato Europeu de Biatle/Triatle ao arrecadar 16 medalhas, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze. Se a Grã-Bretanha dominou como já o havia feito no primeiro dia no triatle, ao conseguir 14 ouros (maioritariamente nos escalões jovens), Portugal no biatle superou as expetativas, encerrando mesmo com chave de ouro na última prova, a de seniores, com um pódio 100% português! Se somarmos os dez pódios obtidos no triatle, Portugal conseguiu assim um total de 26 medalhas neste Europeu que teve uma excelente organização, elogiada publicamente no final pelo representante da delegação britânica. No último dia, as provas até acabaram antes da hora prevista! Está de parabéns Manuel Barroso, presidente da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno.

biatle2017-partidaAs distâncias oscilaram entre 400 m corrida+50 m natação+400 m corrida (sub 11) e os 1.600 m corrida+200 m natação + 1600 corrida.

Nas Estafetas Mistas, Portugal conseguiu ainda no Triatle 2 medalhas de prata e 4 de bronze e no Biatle, 2 de prata.

 

Eis as classificações no Biatle dos melhores portugueses nos vários escalões:

Sub 11 – 6ª Raquel Sanches e 5º Gonçalo Guimarães

Sub 13 – 4ª Beatriz Duarte e 4º João Batista

Sub 15 –  8ª Rafaela Silva e 6º João Marote

Sub 17 – 2ª Mariana Vargem e 3º Adrião Xavier

Juniores – 1º Luís Lopes e Francisco Luís

Sub 19 – 1º Gonçalo Luís e 1ª Carolina Serra

Seniores. 2ª Catarina Rodrigues e 1º Nuno Rodrigues, 2º Ricardo Rego e 3º Tiago Sousa

+ 40 anos – 6ª Eugénia Ribeiro e 1º Marco Sousa, 2º Rui Sousa e 3º Nuno Felício

+50 anos – 4ª Isabel Maldonado e 1º João Lopes

+ 60 anos – 1º Eusébio Camacho e 2º Mário Paixão

RAQUEL SANCHES/LX TRIATHLON

biatle2017-raquel-sanchesTem 9 anos e é estudante. Faz também triatle às vezes e foi a mãe que a trouxe para a modalidade. Treina quatro vezes por semana e o que mais aprecia no biatle/triatle é a corrida. Do Europeu, gostou de tudo. Foi sexta em sub11.

 

 

JOÃO BATISTA/TRIATLO TORRES NOVAS

biatle2017-joao-batistaTem 11 anos e é estudante. Veio para o biatle há quatro anos e também faz triatle. Quem o trouxe para a modalidade foi o seu treinador, Paulo Antunes. Só não treina aos domingos e no biatle/triatle, aprecia mais a corrida. Do Europeu, diz ter gostado mais da corrida. Classificou-se em 4º lugar em sub13.

 

JULIANA GUERREIRO/PENTA CLUBE DA COVILHÃ

biatle2017-juliana-guerreiroTem 14 anos e é estudante. Faz biatle e triatle há cinco anos. “Fazia pentatlo e decidi experimentar”. Treina todos os dias e aprecia mais o tiro e a corrida. Neste Europeu, gostou sobretudo de estar com pessoas de outros países, trocar experiências. E das provas em si”.

 

GONÇALO LUÍS/LUDENS MACHICO

biatle2017-goncalo-luisTem 17 anos e é estudante. Faz triatlo há oito anos e decidiu experimentar o biatle o ano passado. Não faz triatle. Foi o treinador que o trouxe para a modalidade e treina seis vezes por semana. A corrida é a componente que mais aprecia no biatle. Neste Europeu, gostou principalmente do apoio do público.

 

LUÍS LOPES/CN VASCO DA GAMA

biatle2017-luis-lopesTem 21 anos e é estudante. Está no biatle há três anos e também faz triatle. Foi o seu treinador que o puxou para a modalidade, antes fazia triatlo. Treina todos os dias e o que mais gosta é a junção dos vários segmentos. Do Europeu, gostou de tudo. Sagrou-se campeão europeu júnior.

 

CATARINA RODRIGUES/RIO MAIOR TRIATLO

biatle2017-catarina-rodriguesTem 21 anos e é estudante. Experimentou o biatle o ano passado mas não faz triatle. Continua a praticar o triatlo. Veio para o biatle porque a mãe de um colega lhe falou da modalidade e ela decidiu experimentar. Treina todos os dias e o que mais aprecia no biatle é o espírito de competição, a modalidade no seu conjunto. Deste Europeu, gostou particularmente da sua prestação. “Evolui muito, perdi 12 km num ano”. Foi a segunda senior.

EUSÉBIO CAMACHO/CN AMADORA

biatle2017-038Tem 62 anos e é técnico superior do tribunal. Veio para a modalidade há dois anos e também faz triatle. Veio para a modalidade depois de a ter visto uma vez. Perguntou como era a uma praticante e foi encaminhado para o seu atual clube. A diversidade de modalidades é o que mais aprecia nestas modalidades. Neste Europeu, gostou do convívio. “E ver que estes países apostam nestas modalidades. Nós temos todas as condições mas somos poucos a praticá-las”. Venceu em +60 anos.

1º dia – Triatle

foto-duatle-inglesesA representação da Grã Bretanha foi a grande vencedora das provas de Triatle disputadas no primeiro dia no Parque Urbano da Albarquel, em Setúbal.

Entre os escalões sub 11 e os mais 60 anos, os atletas da Grã-Bretanha venceram 13 provas. A representação portuguesa esteve bem pois obteve dez pódios.

Eis as classificações no Triatle dos melhores portugueses nos vários escalões:

Sub 11 Femininos – 2ª Inês Iachimovschi e 4º Hugo Rocha

Sub 13 – 6ª Maria Carreira e 6º Gonçalo Pereira

Sub 15 – 2ª Beatriz Sequeira e 4º Duarte Taleigo

Sub 17 – 4ª Maria Tomé e 2º Tiago Gonçalves

Sub 19 – 2ª Maria Domingues e 4º Eduardo Oliveira

Júnior – 2º Gaspar Ramôa

Sénior – 3º Tiago Sousa

+ 40 anos – 3ª Eugénia Ribeiro e 2º João Narra

+ 50 anos – 2ª Isabel Maldonado e 5º Abílio Figueira

+ 60 anos –  3º Eusébio Camacho

Nota: Na primeira versão do artigo feita logo após o final dos Campeonatos, referi apenas 24 medalhas individuais pois falhei as duas de ouro conquistadas em Sub 19 no Biatle. Não inclui então as medalhas das Estafetas Mistas pois as classificações destas provas não estavam então afixadas.

2 Comentários

  1. Só uma pequena chamada de atenção.. a classificação de seniores masculinos na prova de biatle está incorreta!

    O pódio de hoje foi
    1lugar – Nuno Rodrigues
    2lugar – Ricardo Rego
    3lugar – Tiago Sousa

Deixar Resposta