Primeiro Sporting-Benfica da época no Nacional de Estrada

0
376

O Campeonato Nacional de Estrada terá este sábado a sua 27ª edição, realizando-se, tal como na época passada, na zona do Estádio Nacional e Avenida Marginal, embora com partida e chegada à Avenida Pierre de Coubertin e não no Estádio, devido à renovação da pista de tartan. Como principal ponto de interesse, a luta Sporting-Benfica no setor masculino. No feminino, o Sporting não terá oposição.

Depois de cinco triunfos do Benfica entre 2013 e 2017, o Sporting sagrou-se campeão masculino em 2018 e 2019, neste último ano sem oposição do Benfica, que não apresentou equipa. Este ano, os “encarnados” terão como principais trunfos, os vencedores de 2018 (Samuel Barata) e 2019 (Rui Pinto, o principal favorito) e ainda André Pereira e Samuel Freire (uma equipa com bons valores mas eventualmente “curta”), enquanto o Sporting terá em Miguel Marques (vice-campeão em 2019) e Rui Teixeira (campeão nacional de corta-mato em 2018 e 2019) os principais trunfos, contando ainda com Licínio Pimentel, Andralino Furtado, Eduardo Mbengani, Fernando Serrão, José Moreira e António Silva como atletas a considerar para a luta coletiva. Uma equipa com muita gente mas com o “quarteto” principal inferior ao do Benfica. O SC Braga é o grande candidato a fechar o pódio.

No setor feminino, o Sporting tem assegurado o quarto título consecutivo, tal a superioridade da sua equipa, devendo o RD Águeda repetir o segundo lugar do ano passado. Estão inscritas duas das atletas com mais títulos – a benfiquista Dulce Félix (5) e a sportinguista Jéssica Augusto (3), enquanto Inês Monteiro (5 vitórias) e Sara Moreira (3… e seis segundos lugares!) estarão ausentes. Dulce (2016), Jéssica (2017), Inês (2018) e a novidade Catarina Ribeiro (2019) foram as últimas campeãs. Jéssica Augusto, Catarina Ribeiro e Salomé Rocha parecem ser as principais candidatas este ano, devendo o Sporting completar a equipa com Ana Ferreira.

As provas (de 10 km devidamente certificados) incluem o Campeonato Nacional e a Corrida com os Campeões e terão partidas a partir das 14.30 h (femininos) e das 14.45 h (masculinos), em sucessivas vagas.

Entretanto, este fim-de-semana, Pombal receberá os Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas de juvenis (29 inscritos: 15 no heptatlo e 14 no pentatlo) e juniores (21 inscritos: 9+12), com destaque para o juvenil Sisínio Ambriz, que muito promete.

Deixar Resposta