Qual é a importância de usar as sapatilhas adequadas ao seu pé?

0
3922

Para muitos corredores não profissionais quando vão comprar umas sapatilhas novas o conforto e o aspeto são as caraterísticas que mais pesam. Mas será que essas são as sapatilhas certas para o seu pé?

Hoje em dia a maior parte das marcas e lojas de desportos fazem testes que permitem descobrir qual é a sua passada e quais são as sapatilhas indicadas para o seu tipo de corrida. Muitos podem pensar que é uma forma de persuasão para vender uma ou outra marca ou até sapatilhas de valores maiores. Mas afinal qual é a importância da análise biomecânica da passada?

Existem três tipos de passada que se traduzem no desgaste que a sola da sapatilha tem; pronador, supinador ou neutro.

tipos-de-pisada

45% dos corredores têm passada pronador, em que o desgaste está na frente do pé, no bordo interno. Ou seja, o pé apoia-se no lado mais interno, usando o dedo grande a parte de dentro do pé para ganhar impulso.

Supinador diz respeito a maior desgaste do lado de fora do pé. Quem tem esta passada, o pé usa mais o lado externo para apoiar e impulsiona com o dedo mindinho.

Uma passada neutra é a de cerca de 50% dos utilizadores. Estes corredores usam mais o meio da frente do pé no apoio. Do calcanhar de Aquiles ao joelho, o pé ao tocar o chão mantem-se em linha reta.

As análises feitas nas lojas de desporto consistem em correr descalço numa passadeira de corrida. Enquanto corremos uma câmara filma e envia automaticamente as nossas passadas para um computador. Utilizando um software de monitorização do movimento o técnico da loja analisa a passada e a medição do ângulo de Helbing.

Após analisar a morfologia dos pés em três fases, pé toca no solo, pé plano no solo e pé a levantar do solo, o técnico é capaz de perceber qual é a passada e qual a sapatilha mais indicada.

Descobrir o tipo da sua passada é perceber quais são os “erros” biomecânicos que o seu pé faz e escolher a melhor sapatilha, que se adeque às suas necessidades e que permitam melhor performance a correr. Além que as dores e lesões que provêm da corrida podem ser eliminadas com a compra do material adequado.

Deixar Resposta