Queniano Kipchoge, etíope Desisa e eritreu Tadese, escolhidos pela Nike para baixarem das duas horas na maratona

0
1923

É um dos grandes desafios do ser humano nos desportos de elite, correr a maratona em menos de duas horas. A Nike relança este projeto, que muitos consideram impossível, com uma equipa de trabalho formada por líderes em distintos campos, científicos e desportivos, e que combina diferentes âmbitos, desde os atletas capazes de realizar semelhante façanha, o treino, a nutrição e o meio ambiente.

O queniano Eliud Kipchoge, o etíope Lelisa Desisa e o eritreu Zersenay Tadese fazem parte deste projeto chamado “Breaking2” para tentarem o impossível: correr uma maratona em menos de duas horas. O recorde do mundo está na posse do queniano Dennis Kipruto Kimetto que em 2014, correu a maratona de Berlim em 2h02m57s. Até ao momento, é o único atleta que logrou baixar das 2h03m.

Dos três atletas que vão procurar vencer este desafio, Kipchoge tem o melhor registo com 2h03m05s, a terceira marca de sempre na especialidade. A melhor marca de Desisa é de 2h04m45s.

Especialistas de diversas áreas

O grupo de trabalho reúne especialistas reconhecidos em áreas como a biomecânica, o desenho, a engenharia, o treino, o desenvolvimento de materiais, a nutrição e a psicologia do desporto e a fisiología. Neste sentido, trabalhar-se-á cada detalhe do “Breaking2”, desde as condições climáticas à roupa, para que Eliud, Lelisa y Zersenay possam maximizar o seu potencial.

Deixar Resposta