Recomendações úteis nos suplementos nutricionais para corredores de longa distância

0
155

Num artigo recentemente publicado por duas das maiores autoridades da nutrição desportiva, Luise Bourke e Asker Jeukendrup, pode-se encontrar uma série de recomendações úteis para os corredores de longa distância relacionadas com os suplementos nutricionais. O artigo é bastante abrangente e atualiza os principais tópicos relacionados com o tema.

Os autores destacam a existência de grande variabilidade individual nas respostas aos suplementos e recomendam a absoluta necessidade de uma adaptação ao seu uso, evitando experiências exatamente no dia da prova, o que pode trazer resultados desastrosos.

O texto faz referência aos suplementos de natureza específica para prevenir ou tratar deficiências nutricionais como a vitamina D e suplementos à base de ferro. Lembra ainda que este último é um componente do suor e que por vezes se deteta anemia por perda excessiva de ferro por transpiração nos atletas. Com relação aos suplementos especificamente designados para melhoria da performance, baseados nas necessidades fisiológicas, bioquímicas e do sistema nervoso central os autores destacam os seguintes nutrientes.

  • Carbohidratos

Especialmente importantes nas provas de duração superior a uma hora, quando a possibilidade de esgotamento das suas reservas passa a ser o principal fator determinante da limitação. É destacada a estratégia de antecipar a ingestão de carbohidrato na primeira metade da prova, quando a capacidade de absorção ainda está preservada.

  • Cafeína

Estimulante do sistema nervoso central e mobilizador das reservas de gordura. Diminui a fadiga por efeito central. Existe a estratégia de consumir cafeína durante a prova, quando começa a acentuar a sensação de fadiga.

  • Nitrato

Por aumentar a perfusão sanguínea nos músculos esqueléticos, este suplemento acena com a perspetiva de oxigenar melhor os músculos, e também, possivelmente, melhorar a eficiência da corrida.

  • Creatina

O efeito da creatina melhor estudado está relacionado com o benefício de aumentar a síntese de proteínas sendo, portanto, mais associado à melhoria da força. Entretanto, existem evidências do efeito da creatina aumentando as reservas de carbohidrato nos músculos e proporcionando melhoria da performance em exercícios de longa duração.

Deixar Resposta