Recorde mundial da vara pelo sueco Duplantis com salto a 6,17 m

0
172

O sueco Armand Duplantis tem 20 anos e desde os três que pega numa vara. Foi um percurso de 17 anos até bater o recorde mundial do salto com vara. Depois de ter ameaçado no passado fim de semana em Dusseldorf, o sueco esteve imperial no meeting de Torun, na Polónia, ao saltar 6,17 m, deixando para trás Renaud Lavilenie (6,16) e Sergey Bubka (6,15).

Duplantis começou por saltar 5,52 e depois 5,72, como aquecimento. Saltou depois sem dificuldades a 5,92 e 6,01. Pediu então para a fasquia ser colocada a 6,17. Falhou a primeira tentativa mas não falhou a segunda. Estava batido o recorde mundial!

“Para mim, a vara é como montar na bicicleta, algo natural”, disse Duplantis numa entrevista. Amigo chegado de Lavillenie que já tinha avisado que o seu recorde obtido em 2014, corria sérios riscos de ser batido.

Aos 18 anos, Duplantis saltou 6,05 e passados dois anos, já vai 6,17. Onde vai parar este sueco? Para já, está inscrito nos meetings de Glasgow (15 Fevereiro), Lievin (19 Fevereiro) e Clermont (23 Fevereiro), aqui na cidade de Lavillenie, onde Duplantis foi muitas vezes treinar a melhoria da sua técnica.

“O recorde é algo que procurava desde que era um menino e aqui estou. É uma boa maneira de começar o ano”, disse Duplantis, depois de abraçar a sua mãe Helena, uma antiga praticante do heptatlo e jogadora de voleibol, que acompanha o seu filho nesta digressão europeia.

 

 

 

Deixar Resposta