O espanhol Tariku Novales nasceu na Etiópia e foi adotado por uma família galega aos cinco anos. Agora com cerca de 25 anos (não é clara a sua idade exata), ele bateu o recorde espanhol da maratona em Valência com a excelente marca de 2h05m48s.
A sua alegria logo manifestada após cortar a meta não o impediu depois de criticar a Federação Espanhola de Atletismo pelas condições em que ele tem de treinar. “Se visses a minha conta bancária. Rias-te, é verdade. Investi tudo para poder chegar a este estado de forma e não é barato preparar uma maratona. Financiei tudo graças à ajuda da Adidas, ao patrocínio que tenho, porque senão, seria impossível. Digo-te que a Federação em todos os momentos, além de me ignorar e de me fazer esperar meses para me dar uma resposta, disse-me que não cumpro os critérios”.
O novo recordista espanhol acrescentou: “As pessoas enlouquecem quando lhes digo que não tenho nenhum tipo de ajuda. Fora de Espanha, não conseguem compreender que um atleta de 2h07m não tenha nenhum tipo de ajuda”.