TOA – Trilhos de Óbidos e Arnoia: Uma alternativa em tempos de pandemia

0
187

A pandemia e a proibição da realização de provas desportivas, levou ao desenvolvimento da imaginação e na escolha de alternativas credíveis e devidamente autorizadas. Foi o que aconteceu com Jorge Serrazina, conhecido ultramaratonista, ao criar com um grupo de amigos o TOA – Trilhos de Óbidos e Arnoia. Publicamos seguidamente o texto por ele enviado acerca desta iniciativa.

Em pleno estado de confinamento com a pandemia a afetar todas as nossas vidas, com o cancelamento do TOA – Trilhos de Óbidos e Arnoia – antes da sua nascença (a 1ª edição estava agendada para o dia 31 de maio), surge a hipótese de propor a todos os amantes do trail um desafio diferente, adaptado à realidade que se vivia – TOA VIRTUAL.

Embora o TOA V não seja de um evento com ajuntamento de atletas, decidimos ouvir a opinião da autoridade de saúde local que nos fez chegar o seguinte parecer:

“Começo por saudar a iniciativa que, sem dúvida, poderá ser um contributo não só para a saúde física, mas também mental e social.

Presentemente e na sequência do plano de desconfinamento anunciado pelo governo, está aberta a possibilidade de serem praticadas atividades individuais ao ar livre, desde que não sejam utilizados balneários e piscinas.

De acordo com a descrição feita, não se identificam situações de risco na atividade planeada, tendo sido encontrada uma forma criativa e hábil de a levar a cabo, pelo que não tenho nada a opor.”

Definimos um percurso que consideramos equilibrado para ser feito em solitário e autonomia.

O TOA VIRTUAL é um percurso circular de 17 km, com 650 m de desnível positivo, cerca de 90% em trilho e 70% com sombra adaptado ao período de verão.

Foi sempre assumido como um desafio e não uma prova, por isso uma das regras, permitia e incentivada o desafio pessoal ao possibilitar que um atleta validasse mais do que uma volta ao longo dos 3 meses.

Para participar bastava fazer um registo prévio e no dia da corrida, de forma voluntária depositar 2 € caso quisesse validar a sua participação para efeitos de classificação e receber uma medalha em cerâmica pintada por um artesão local. A validação dos tempos para efeitos de classificação era feita pelos participantes com o preenchimento de formulário acompanhado de gravação do GPS e 2 fotos nos pontos de foto existentes ao longo do percurso.

Registaram-se mais de 300 atletas, mas estimamos que muitos mais desfrutaram dos nossos trilhos.

Recebemos 177 validações de tempos tendo a volta mais rápida pertencido a Guilherme Lourenço com 01:23:39 e a menos rápida a Luís Carvalho com o tempo de 04:38:34.

Temos conhecimento de muitos atletas da região que fizeram entre 1 e 4 dezenas de voltas durante os 3 meses.

Sobre o evento, das reações que muitos dos participantes nos fizeram chegar, transcrevemos algumas que espelham o sentimento geral de todos os que se deixaram surpreender pelos nossos trilhos:

“Percurso muito bom, muito agradável e perfeito para estes tempos de calor pelas suas sombras e frescura” (Vítor Godinho)

“Trilhos excelentes. Parabéns pela iniciativa” (Osvaldo Carvalho)

“Parabéns pela iniciativa!!! Percurso espetacular…trilhos bem marcados e limpos…a repetir em breve!!!” Bruno Oliveira

“Primeira vez que fizemos um trilho. Espetacular o percurso.” Ana Paula Mota

“Foi a primeira vez que estive naquela zona e adorei. Quero repetir. Parabéns por esta iniciativa.” Silvia Ribeiro

“Fabuloso. Trilhos espetaculares para retornar áquilo de que gostamos: os trilhos.” Célia Azenha

“Muitos parabéns pela iniciativa, muito expectante pela edição de inverno.” João Silva

“Muito obrigado a toda a organização pelo interesse em disponibilizar este evento aberto aos atletas! Espero que os trilhos, placas e setas se mantenham pelo local para possíveis treinos com amigos sem que ninguém se perca! Com os melhores cumprimentos!” Tiago Lança

“Percurso muito bonito, paisagens lindas.” Carla Casimiro

O TOA VIRTUAL terminou em 31 de Agosto, mas os trilhos continuam disponíveis para ser utilizados por todos como uma excelente volta de treino e de desafio pessoal.

No mesmo percurso, vamos desafiar os participantes a voltar durante o mês de Janeiro, para o TOA VIRTUAL de inverno com muita água nas ribeiras sendo seguramente uma volta bem diferente mas muito mais desafiante.

Deixar Resposta