Triatle Moderno no primeiro dia do Europeu em Setúbal

0
83

Setúbal recebeu pelo segundo ano consecutivo o Campeonato Europeu de Biatle/Triatle com cerca de 400 participantes, metade deles estrangeiros que em boa parte se fizeram acompanhar das suas famílias. Excelente para o turismo local, a hotelaria e a restauração.

O Triatle ocupou o primeiro dia do Campeonato Europeu. Desde as 10.30 e até cerca das 18 horas, houve 12 séries desde o escalão de – 11 anos até + 60 anos.

biatle2017-podio-com-portA representação da Grã-Bretanha dominou boa parte dos pódios, particularmente nos mais novos. Ainda assim, a delegação portuguesa conseguiu alguns pódios.

O evento foi também palco do Campeonato Nacional de Triatle.

As provas começaram com o tiro com pistola laser, seguindo-se a natação e a corrida. Conforme os escalões, assim as distâncias e o número de vezes no tiro. No escalão principal (juniores e seniores), os atletas tiveram de repetir por quatro vezes o tiro, e os percursos na natação e corrida.

biatle2017-natacaoSegundo Manuel Barroso, Presidente da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, existem neste momento cerca de mil atletas filiados na Federação. “Estamos a lançar a semente mas temos consciência de que não é do dia para a noite que o número dispara. Faltam recursos e apetrechamento, condições para treinar”.

Parece-nos que a junção da corrida com o tiro tem um maior grau de motivação para os mais jovens do que a simples corrida. O laser run e consequentemente o triatle, podem ser modalidades com futuro.

No tiro, os competidores têm 50 segundos para acertar cinco vezes no alvo. Se o conseguirem antes, iniciam imediatamente a corrida. Caso não o consigam, começam a correr ao fim desses 50 segundos, sem penalização.

Manuel Barroso, que esteve em quatro Jogos Olímpicos, sendo mesmo o último português a participar no Pentatlo Moderno, salientou a existência de jovens até aos 15/16 anos com talento. “Mas o problema começa depois, há um estrangulamento até se chegar ao pentatlo moderno que ainda tem as componentes da esgrima e hipismo”.

biatle2017-corridaSábado e Domingo, decorrerão as provas de Biatle, constituído pela natação e corrida. Amanhã de manhã, haverá apenas as meias-finais para os escalões mais jovens, sendo o domingo (manhã e tarde) consagrado para as finais.

Estas provas são as de maior dimensão europeia antes do Mundial em Espanha, previsto para Setembro.

 

 

Deixar Resposta