Um chip que pode evitar a morte súbita

0
498

Segundo a Runners espanhola, um microchip genético chamado “Sportchip” poderá revolucionar o mundo do corredor prevenindo a chamada morte súbita, dando-nos informação sobre o treino adequado ao nosso físico e melhorando a nossa saúde.

‘SportChip’, comercializado em Espanha pela empresa SabioBBi, é un biochip de ADN que analisa algumas das principais variáveis genéticas que podem predispor jovens desportistas a uma morte súbita, segundo explicou o doutor José Ignacio Lao, especialista em Genética Clínica.

O médico afirmou que esta ferramenta de diagnóstico procura detetar precocemente a vulnerabilidade que um jovem desportista possa ter para sofrer uma morte súbita. O que faz o sistema é estudar um dos genes que pode causar este tipo de falecimentos.

Este “SportChip” ainda vai mais longe pois pretende facilitar a tarefa de identificar potenciais talentos desportivos, assim como ajudar a “racionalizar” os treinos desportivos em função das capacidades individuais.

A prova com este microchip, que custa cerca de mil euros, realiza-se a partir do ADN extraído de uma amostra de saliva ou sangue. Passados 15 dias, é enviado o resultado do teste ao interessado, especificando o potencial biológico global do desportista e destaca os seus “pontos vulneráveis”.

 

 

Deixar Resposta