Via Algarviana com 300 km e 60 inscritos

0
2370

Ester Alves está entre as dez atletas da elite feminina do trail mundial e vai liderar os treinos gratuitos e abertos ao público a realizar à margem da Algarviana Ultra Trail (ALUT) que tem 60 inscritos.

A Algarviana Ultra Trail, a “prova que vai pôr o Algarve à prova”, tem início já amanhã 30 de novembro, pelas 18.30, em Alcoutim junto ao Rio Guadiana, e termina a 3 de dezembro junto ao Cabo de São Vicente, em Vila do Bispo.

A ultramaratona terá a participação de 60 atletas, de seis nacionalidades que irão atravessar as serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique. São 300 km pelo interior algarvio, em que os atletas atravessam em 72 horas os pontos mais altos do Algarve. A maioria dos inscritos são portugueses mas há também representantes da Espanha, Brasil, Equador, Uruguai e Escócia.

VIA ALGARVIANAEster Alves vai estar presente nesta primeira edição da ALUT, acompanhando e participando em treinos gratuitos e abertos ao público. No dia 1 às 10 h, o treino aberto é entre Salir e Barranco do Velho. No dia 2, também às 10 h, Ester acompanha o treino aberto entre o Marmelete e Monchique. No domingo, dia 3, o treino é às 11h entre o Cabo de S. Vicente e Vila do Bispo. Os treinos têm um máximo de 15 km e realizam-se sempre no sentido oposto ao do ALUT. Para além dos treinos, Ester vai estar na partida dos atletas e acompanha-os nos primeiros 15/20 km de prova.

O ALUT atravessa nove concelhos do Algarve (Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Bras de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo) e o percurso é quase exclusivamente na Via Algarviana, um percurso pedestre de longa distância classificado como Grande Rota (GR13). A prova decorre sobretudo em zonas florestais, com o principal objetivo de promover o interior algarvio como produto turístico alternativo à habitual escolha do destino para praia.

“É um evento desportivo de trail running que vai percorrer a região de um extremo ao outro dando a conhecer a beleza do seu interior e decorre na sua quase totalidade na Via Algarviana”, disse Germano Magalhães, presidente assembleia geral da associação desportiva Algarve Trail Running (ATR), principal organizadora do evento.

 

Deixar Resposta