A minha 1ª maratona – Por Esmeraldo Pereira

0
344

A 1ª maratona de Esmeraldo Pereira foi em 1985. Terminou em 3h11m57s e tem um recorde pessoal de 3h00m11s, conseguido em 1987.

1 – Idade: 73 anos

2 – Corre há quantos anos: Há 38 anos

3 – Quando começou a correr, pensava algum dia fazer uma maratona? Não.

4 – Como surgiu a ideia de correr uma maratona? Fiz a primeira prova, sem nunca ter treinado, em Março de 1982. Foi a Corrida dos Bancários, desde Entre Campos e os Restauradores. Corri com o meu amigo Rui Alberto. Eram cerca de 100 atletas. O Rui ficou muito à minha frente. Durante dois anos, ele ganhava sempre. Não pensava fazer maratonas.
Em 1985, com três anos de corridas e muitas meias maratonas feitas, comecei a pensar em fazer a maratona. Já era assinante da Revista Spiridon do Prof. Mário Machado. Foram os artigos dessa Revista que me orientaram para a grande aventura.

5 – Data e local da primeira maratona? A minha primeira maratona foi a Maratona Spiridon, no dia 15 de Dezembro de 1985, ali para os lados da Várzea de Sintra

6 – Como correu a prova? Foi num circuito, com cerca de 7 km cada volta. Estava muito frio e chuva. A cada passagem pela meta, davam chá quente que sabia muito bem.
A prova correu muito bem. Fui quase sempre a “travar” ouvindo as conversas dos atletas experientes que iam no grupo. Foi a mais fácil que fiz. Algum nervoso antes de começar, mas depois passou. No final, uma alegria imensa por ter terminado.
7 – Tempo feito? O relógio marcou 3h11m57s. O objetivo era apenas terminar, pelo foi melhor que as expetativas.

8 – Continuou a correr maratonas? Fiquei logo com vontade fazer mais maratonas e a segunda foi a Maratona Spiridon, no ano seguinte em Avintes, em cerca de 3h07m. Corri Maratonas até 2009. A última foi a do Porto. No total fiz 37 Maratonas, incluindo as de montanha. Várias delas foram no estrangeiro.

9 – Qual a maratona que lhe deixou melhores recordações? Todas deixaram boas recordações, mesmo aquelas em que terminava com dificuldades.
A que deixou melhores lembranças foi a que fiz em Nova Yorque, em 2 de Novembro de 1997, na companhia do Rui Alberto e do António Henriques, Tomy. Um ambiente inesquecível, com milhares de pessoas a apoiar desde a partida em Staten Island e a chegada no Central Parque. Fiz 3h17m22s.

10 – Recorde pessoal na maratona? Onde e quando foi? O meu recorde foi na Maratona de Lisboa em 1987, com 3h00m11s.

Deixar Resposta