Não perca hoje às 21 h no facebook da Xistarca, Conferência sobre “Corrida de Estrada, passado, presente e futuro”

0
206

Tem hoje início o ciclo de conferências organizada pela Xistarca dedicada ao mundo da corrida.

Hoje pelas 21 horas e no facebook da Xistarca, poderá assistir em direto à conferência sobre “Corrida de estrada, passado presente e futuro”.

O mundo das corridas de hoje não tem nada a ver como era nos anos 80 e mesmo 90. Poucos atletas desse tempo ainda se mantêm em atividade.

E como era o presente das corridas quando elas foram interrompidas em Março devido à pandemia do coronavírus?

Finalmente, como pensamos que vai ser o futuro? Vamos ter de esperar muito tempo pelo regresso à competição? E em que moldes? Vamos voltar a  ter provas com muitos milhares de participantes?

Para falar destes e outros temas, são convidados António Nobre e Fernando Andrade, dois homens muito ligados ao mundo do atletismo.

António Nobre é oficial da força aérea na reserva e foi vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo. Foi o primeiro presidente da CNEC – Comissão Nacional de Estrada e Corta-Mato, criada em 1995 para regular as corridas em Portugal.

É o presidente da Associação Portugal Talentus, uma instituição de apoio a jovens talentos nas áreas da Ciência e do Desporto e que, nesta última área, através do seu clube de triatlo, obteve os títulos de campeão nacional de clubes (absolutos) em 2016, 2017 e 2018 e foi 5º classificado no Campeonato da Europa de Clubes em 2019.

É o responsável pela organização da Corrida do Tagarro e da Corrida de Alverca.

Fernando Andrade

Fernando Andrade é aos 64 anos, um dos corredores mais conhecidos do pelotão e organiza há 43 anos a Meia Maratona de S. João das Lampas, a segunda mais antiga do país, depois da Nazaré.

Organiza ainda o Trilho das Lampas e criou duas provas não competitivas: uma “Meia Noturna” em Novembro que já vai na nona edição e pela Páscoa, o “Ensaio do Trilho”. Ambas são gratuitas, feitas em treino, e conseguem reunir cerca de duas centenas de participantes. Mais do que em muitas provas oficiais.

Já correu 84 maratonas e ultra-maratonas. Dedicou-se ainda ao triatlo durante sete anos. É o atual presidente da APOPA – Associação Portuguesa Organizadores de Provas Atletismo.

O debate será moderado por Manuel Sequeira, da Revista Atletismo, também atleta popular desde 1980.

Deixar Resposta