Cancro de pele: cuidados básicos para atletas

0
2871

Alguns atletas de alta competição são notícia por terem sido diagnosticados com melanoma, uma forma comum de cancro da pele.
Muitos triatletas, ciclistas, corredores e desportistas de modalidades outdoor correm riscos ao se exporem ao sol sem proteção. É necessário mais cuidado com o sol, incluindo a proteção solar e exames regulares da sua pele.

O melanoma, o tipo mais comum de cancro de pele, atinge mais de 50 mil pessoas por ano só nos Estados Unidos e a incidência entre adultos jovens, vem crescendo ano a ano. Se detetado no início, o melanoma é facilmente tratado e removido com uma pequena cirurgia, mas pode ser mortal se for detectado tarde.

Todos aqueles que se expõem ao sol correm riscos, independente da sua cor de pele, mas as pessoas de pele muita branca, olhos claros e cabelos loiros e ruivos, correm os maiores riscos. A melanoma nas mãos e pés, são mais comuns em pessoas de pele escura. Existem muitos mitos a respeito do cancro da pele e ao contrário do que muitos pensam, pode ocorrer um melanoma nos lábios e até dentro dos olhos.

Os locais de ocorrência mais comum são as pernas, no caso das mulheres e as costas no caso dos homens. Um dos mitos que é preciso combater é o de que esse tipo de lesão só ocorre em áreas diretamente expostas ao sol, o que é mentira, pois pode desenvolver-se um melanoma numa área que normalmente fica coberta como as suas costas. A teoria é que o sol exerce um efeito imunossupressor que aumenta a incidência dos tumores em toda a pele.

O que fazer para se prevenir?

  • Evite sair ao sol nos horários entre 10 e 16 horas.
  • Use chapéus, bonés ou capacetes com viseiras.
  • Use protetores solares de fator 30 ou mais. Lembre-se de reaplicar o protetor a cada duas horas.
  • Use óculos de sol. Apesar do que muitos pensam, os óculos de sol são muito importantes para proteger os seus olhos dos raios Ultra Violeta.
  • É melhor tentar sair para treinar de manhã cedo ou ao final da tarde quando o sol está menos forte.

Deixar Resposta