Corrida do Ambiente/Contra o plástico e o desperdício num percurso 5 estrelas!

0
92

(Fotos de Paulo Alfar)

Triunfos de André Costa e Maria José Frias

É sempre um prazer correr em Monsanto. Mas hoje, o prazer aumentou exponencialmente pelo significado da prova, a primeira totalmente ecológica em Portugal. Todos nós devemos contribuir para a sustentabilidade ambiental, contribuindo assim para um planeta melhor. Hoje, não houve desperdícios nem garrafas de plástico. A Organização ofereceu um bidon e água, quem quis só teve de o encher e levá-lo para a prova. Foi o que muitos fizeram. Estamos convencidos de que este será o futuro, aliás, já uma realidade nas provas de trail, ainda que estas tenham caraterísticas diferentes da estrada. É tudo uma questão de hábito.

Corrida do Ambiente-vencedorPor outro lado, quem corre em Monsanto já sabe que não vai apanhar um percurso rápido, propício à obtenção de recordes pessoais. Predomina o sobe e desce mas este ano, o percurso foi muito mais agradável, numa mistura de asfalto com piso de terra batida. Muito bem!

Quanto à competição propriamente dita, André Costa (CDR Ribeirinho) foi o grande vencedor ao cortar a meta destacado em 35m45s. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por Paulo Alves (Assoc. Vale Grande) a 51 segundos e Euclides Almeida (GDR S. Francisco da Serra) a 1m12s.

Corrida do Ambiente-vencedoraEm femininos, Maria José Frias (Indiv.) dominou em 43m19s, menos 1m35s que Carla Dias (Indiv.) e já 3m04s que Sofia Argentina (SS CGD). Jeansser Barcelos foi o último com 1h22m01s.

Classificaram-se 160 atletas, sendo 46 do sexo feminino (28,8%). Realizou-se ainda uma Caminhada na distância de 5 km.

Esta foi a segunda prova do Troféu Generali que atribui no , prémios monetários aos três primeiros. A primeira prova foi a Corrida da Árvore, restando as da Água e das Castanhas, para Outubro e Novembro.

ALEXANDRE COSTA/CLUBE MILLENNIUM BCP

Corrida do Ambiente-Alexandre CostaTem 47 anos e é educadora de infância. Corre há ano e meio e estreou-se na Corrida Luzia Dias. Treina 1/2 vezes por semana e a sua distância preferida vai para a meia maratona. Costuma fazer exames médicos de rotina e tem os cuidados normais com a sua alimentação. No último ano, teve uma lesão numa anca. Gostou da organização e quanto ao percurso, achou-o um “bocadinho difícil”, de dificuldade média. Classificou como ótima as medidas ambientais tomadas pela Organização. Foi a 117ª da geral com 1h02m08s.

ANDRÉ DIAS/INDIVIDUAL

Corrida do Ambiente-André DiasTem 38 anos e é responsável de vendas. Corre há dez anos e estreou-se na Corrida do Fim da Europa. Só corre aos domingos e prefere provas com 21 km. Costuma fazer médicos de rotina e toma os devidos cuidados com a alimentação. Esteve lesionado no último ano. Gostou das medidas ambientais tomadas e quanto ao percurso, observou algumas oscilações ao nível do terreno. Quanto à organização, gostou muito do patrocinador. Fez um tempo na casa da 1h01m mas não aparece na classificação (dorsal 175).

EUNICE AMORIM/INDIVIDUAL

Corrida do Ambiente-Eunice AmorimTem 53 anos e é advogada. Corre há dez anos e estreou-se na Corrida do Tejo. Treina três vezes por semana e a maratona é a sua distância preferida. Costuma fazer exames médicos de rotina e quanto à alimentação, tem “mais ou menos” cuidado com a mesma. Esteve lesionada no último ano. Quanto ao percurso, como gosta de provas rápidas, ele não foi muito propício para tal. Classificou as medidas ambientais tomadas como ótimas e gostou muito da organização. Foi a 97ª da geral com 58m23s.

RESULTADOS 1ª CORRIDA DO AMBIENTE/LISBOA (09/06)

Masculinos

Corrida do Ambiente-pódio masc1º André Costa (CDR Ribeirinho) 35.45; 2º Paulo Alves (Assoc. Vale Grande) 36.36; 3º Euclides Almeida (GDR S. Francisco da Serra) 36.57; 4º Anilson Vivace (Run Tejo) 39.40; 5º David Fernandes (Aminhacorrida) 40.08; 6º Elias Fortes (Run Tejo) 40.10; 7º Luís Rebelo (Falcões Selvagens) 40.28; 8º Pedro Preto (Run Tejo) 40.46; 9º David Giao (Energy Team) 41.38; 10º Rui Pastor (Indiv.) 41.40

Femininos

Corrida do Ambiente-pódio fem1ª Maria José Frias (Indiv.) 43.19; 2ª Carla Dias (Indiv.) 44.54; 3ª Sofia Argentina (SS CGD) 46.23; 4ª Telma Silva (Run Tejo) 46.48; 5ª Sandy Bailote (OC Lagos) 47.47; 6ª Natacha Ribeirinho (Indiv.) 47.48; 7ª Carla Nascimento (Run Tejo) 48.07; 8ª Sandra Cardoso (AMCS) 48.58; 9ª Ana Monteiro (Lebres) 49.24; 10ª Carla Jardim (Indiv.) 50.34

Resultados completos em: http://xistarca.pt/resultados/corrida-do-ambiente-generali

Deixar Resposta