Cuidados a ter quando treina ao ar livre nos dias de calor

0
70

Como driblar as altas temperaturas e aproveitar os melhores horários para treinar

Ainda não chegámos ao Verão mas já tivemos dias com temperaturas bastante elevadas, na casa dos 30 ºC. São as chamadas ondas de calor que com as alterações climáticas em curso, serão cada vez em maior número.

Para quem corre, quais os cuidados a ter quando as temperaturas são muito elevadas? Dada uma maior exposição ao sol, é importante aumentar o nível da vitamina D, tão importante para o organismo. Está comprovado que a deficiência em vitamina D está associada à baixa imunidade, aumento do risco de doenças cardíacas, distúrbios neurológicos e psicológicos, diabetes, hipertensão, perda de tecido ósseo, massa e força muscular.

No entanto, é preciso ter outros cuidados para evitar a fadiga e prejuízos no rendimento por causa do calor. Treinar sob um sol intenso pode causar problemas cardiovasculares e insolação. Por isso, esteja atento aos seguintes cuidados para prevenir-se:

  • Treine sob a sombra: procure planear de forma a poder treinar sobre a sombra. Esteja atento aos horários do dia e procure locais bem arborizados, com árvores que bloqueiem os raios solares.
  • Hidrate-se: quanto mais altas as temperaturas, mais o seu corpo perde líquidos devido à transpiração. Procure aumentar a quantidade de água ingerida durante os dias do Verão, e leve consigo uma garrafa para não ter sede.
  • Proteja a pele: mais do que nunca, o filtro solar é indispensável no Verão. Todos sabem que os raios ultravioletas, mais intensos nessa época do ano, são nocivos para a pele. Outro fator a considerar, é a proliferação de insetos no calor. Por isso, considerando que o treino será ao ar livre, use repelente para evitar esse incómodo.

Prefira treinar logo de manhã ou ao anoitecer

Treinar no horário vespertino é desaconselhado, pois o sol está sempre mais forte nessas horas. Opte então por treinar durante o amanhecer ou ao anoitecer, momentos do dia em que a temperatura é mais recomendada para qualquer esforço físico.

Treinar de manhã tem a vantagem de ajudar no despertar e deixar o atleta preparado para um longo dia de trabalho. É preciso, contudo, ficar atento à alimentação. Um reduzido pequeno-almoço pode comprometer o seu treino. Por outro lado, fazer esforços logo depois de comer, pode causar refluxo gástrico.

Deixar Resposta