Duplantis bate recordes mundiais desde os 7 anos de idade!

0
493

Os entendidos na modalidade atribuem a Armand Duplantis o seu primeiro recorde mundial por idades quando saltou 2,33 m aos sete anos de idade.

No Youtube, circula um vídeo em que Duplantis aparece saltando com grande facilidade desde tenra idade. O seu pai, o também varista Greg Duplantis (que chegou a saltar 5,80 m), iniciou-o aos três anos na disciplina e com seis anos, já saltava 1,67 m.

As estatísticas mundiais em idades tão novas não são naturalmente totalmente rigorosas mas os entendidos atribuem a “Mondo” (sua alcunha) o seu primeiro recorde mundial por idades quando saltou 2,33 m aos sete anos.

A partir daí, sucederam-se as melhores marcas mundiais por idades: aos oito anos, saltou 2,89; aos nove, 3,20; aos dez, 3,86; aos onze, 3,91; aos doze, 3,97 em pista coberta. Entre os 13 e os 16 anos, as suas marcas não foram recordes mundiais por idade. Saltou 4,15 com 13 anos; 4,75 com 14; 5,30 com 15 e 5,51 com 16. Aos 17 anos, voltou a deter a melhor marca com 5,90 m.

Aos 18 anos, entrou no clube restrito dos mais de 6 metros ao sagrar-se campeão da Europa em Berlim com 6,05. Voltou a superar aos 19 anos o muro dos 6 metros e foi vice-campeão mundial. Finalmente, aos 20 anos, saltou 6,17 m, destronando por um centímetro o francês Renaud Lavillenie.

Segundo revela a World Athletics, Duplantis recebeu no sábado ao pequeno-almoço, dia do novo recorde mundial, uma mensagem de Lavillenie: “Que tenhas um bom dia mas não demasiado bom”.

O recorde tinhas horas contadas e Duplantis não se esqueceu do francês, a quem o considera o seu ídolo desde a infância. “O apoio que me prestou durante todo este processo foi fenomenal”.

Nascido em 10 de Novembro de 1999, Duplantis sempre sonhou com o recorde do mundo. “Desde que tinha três, quatro anos, esta era a meta. Queria bater o recorde do mundo. Na realidade, queria ganhar todas as medalhas que se possam ganhar, mas um dos objetivos prioritários, talvez o maior, era bater o recorde mundial”, sublinhou o sueco.

 

Deixar Resposta