Estados Unidos investigam COI e IAAF por suspeitas de irregularidades

0
1797

Segundo o jornal “The New York Times”, a justiça americana iniciou mais uma investigação sobre corrupção internacional no desporto. O alvo agora são candidaturas a grandes eventos desportivos.

De acordo com o jornal, foram emitidas várias intimações para entidades como o Comité Olímpico Internacional, a IAAF e a FIFA , além de empresas que prestaram serviços de consultoria para essas entidades desportivas. Os americanos procuram documentos, contratos e registos bancários a partir de 2013.

Os EUA vão receber dois grandes eventos desportivos: o Mundial de Atletismo de 2021, em Eugene, no Oregon, e os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.

A reportagem do jornal informa ainda que as autoridades americanas têm especial interesse pela IAAF, que escolheu Doha, no Qatar, como sede do Mundial de Atletismo de 2019.

Durante 16 anos, a IAAF foi dirigida pelo senegalês Lamine Diack, que foi preso na França em 2015, acusado de ter sido subornado para encobrir um esquema de doping de atletas russos.

Diack também está envolvido num suposto esquema de compra de votos para a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

 

Deixar Resposta