Sara Moreira passa de bronze a prata no Europeu de 2012

0
2078

Com a desclassificação, por doping, da bielorussa Lyudmila Liakhovich Kovalenko (passaporte biológico), Sara Moreira sobe de terceira a segunda nos 5000 metros do Europeu de Helsínquia’2012, em prova ganha pela russa Olga Golovkina… que foi posteriormente suspensa por dois anos, por doping, mas sem efeitos retroativos… Recorde-se que nessa prova apenas dois centésimos (!) separaram Kovalenko de Sara. A quarta na prova, a britânica Julia Bleadale receberá a medalha de bronze.

Kovalenko, que na altura do Europeu era ainda ucraniana, foi suspensa por dois anos e viu anulados todos os seus resultados entre junho de 2012 e abril de 2016.

Curiosamente, Sara Moreira já havia sido segunda nas mesmas condições (desclassificação por doping de uma das medalhadas) nos 5000 m do Europeu em 2010, prova na qual fora inicialmente terceira (e Jéssica Augusto foi quarta, subindo a terceira). Sara tornou-se depois campeã europeia (na meia-maratona), em 2016.

Outros atletas castigados são a campeã olímpica do salto em altura Anna Chicherova – perde a medalha de bronze olímpica de 2008 e a de prata do Mundial de 2009; Tatyana Andrianova (800 m), Yevgeniy Borisov (barreiras) e Yulia Zaripova (obstáculos), entre outros.

 

Deixar Resposta