Maratona de Valência tenta Eliud Kipchoge e Kenenisa Bekele

0
110

A 40ª Maratona de Valência no próximo 6 de Dezembro tenta contar com os dois melhores maratonistas mundiais, o queniano Eliud Kipchoge, recordista mundial com 2h01m39s e o etíope Kenenisa Bekele, apenas com mais dois segundos.

A pandemia do coronavírus alterou o calendário mundial e adiou os Jogos Olímpicos. Berlim, Boston e Nova York já anunciaram que não realizarão este ano as suas maratonas. Chicago (11 de Outubro) ainda não tomou uma decisão definitiva, Londres adiou a sua prova para 4 de Outubro, não sabendo ainda se será apenas destinada aos atletas de elite.

Valência conta com uma vantagem muito importante: em Junho, a World Athletics anunciou o novo regulamento de classificação para os JO de Tóquio 2021. Assim, a partir de 1 de Dezembro, os dez primeiros classificados de cada sexo das maratonas com a etiqueta de platina, classificam-se automaticamente para os JO. E a data para os mínimos olímpicos (2h11m30s para eles e 2h29m30s para elas) será desde 1 de Dezembro até 31 de Maio de 2021. Valência será assim a primeira grande maratona internacional integrada nestas novas regras.

Quanto à participação popular, Valência vai esperar por Setembro para tomar uma decisão. Recentemente, Irene Lozano, presidente do Conselho Superior dos Desportos afirmou que este ano, apenas se poderiam realizar provas de elite.

Deixar Resposta