Mariana Machado candidata a Atleta Europeia de Mês

0
489

A jovem bracarense Mariana Machado é uma das três atletas indicadas pela Associação Europeia como candidata a Atleta Europeia de mês de novembro, numa votação online (Facebook, Twitter ou Instagram) que decorrerá até às 23 horas desta segunda-feira (meia-noite na Europa).

Embora ainda júnior (seria 3ª no Europeu, mas já em dezembro), Mariana Machado foi escolhida pela sua vitória na prova de seniores do Cross de Sória e pelo terceiro lugar no de Alcobendas. Vão também a votos a dinamarquesa Anna Emilie Moller, vencedora dos campeonatos nórdicos de corta-mato e (com a vantagem de 31 segundos) do cross em Tilburg, e a britânica Jess Piasecki, que se estreou na maratona com uma vitória em Florença em 2h25m29s.

Curiosamente (e pelas suas participações em crosses internacionais num mês tradicionalmente mais “morto” em termos de competições), cinco atletas nacionais foram eleitos atletas do mês de novembro nada menos de sete vezes entre 2008 e 2015: Rui Pedro Silva (2008), Dulce Félix (2009 e 2012), Jéssica Augusto (2010), José Rocha (2011) e Sara Moreira (2014 e 2015). Salomé Rocha foi a última portuguesa eleita, em abril deste ano.

No setor masculino, os atletas que vão a votos são o holandês Mike Foppen, vencedor do cross de Tilburg; o belga Isaac Kimeli, que ganhou dois corta-matos no seu país; e o espanhol Ouassim Oumaiz, vencedor do Cross da Atapuerca e quarto no de Sória.

Deixar Resposta