Melanie Santos fura e não termina Triatlo em Tóquio

0
229

O Tokyo ITU World Triathlon Olympic Qualification disputado em femininos no dia 14 às 23.30 de Portugal e dia 15 às 7.30 no Japão, teve entre outras, a participação da portuguesa Melanie Santos.

Esta prova integra o circuito do Campeonato do Mundo, pontuando para o ranking da ITU e para o ranking de qualificação olímpica, desta feita com uma ponderação superior, semelhante à Grande Final do Campeonato do Mundo que se realiza dentro de duas semanas em Lausanne.

A prova permitia alguns acessos diretos aos Jogos Olímpicos de Tóquio, de acordo com os critérios definidos por algumas Federações nacionais.

A prova foi disputada em condições muito adversas, com cerca de 30ºC e humidade na casa dos 90% logo às 7.30 da manhã, hora a que se iniciou o segmento da natação. Tal, levou a Organização a encurtar o segmento de atletismo de 10 para apenas 5 km, com abastecimentos a cada 500 metros.

Estiveram assim presentes algumas das melhores atletas mundiais. Melanie Santos, a recuperar de uma lesão de um pé, saiu da natação em 31º lugar, a 1m04s da primeira. Ma depois, no segmento de ciclismo com 40 km, foi vítima de um arreliador furo que a obrigou a desistir.

As britânicas dominaram com Jessica Learmonth e Georgia Taylor a cortarem a meta de mãos dadas. Mas acabaram por ser desqualificadas devido à regra 2.11 da União Internacional de Triatlo que define: “serão desqualificados os atletas que terminem numa situação de empate artificial, na qual não fizeram qualquer esforço para separar os seus tempos de chegada”. O triunfo acabou por ser atribuído então a Flora Duffy que tinha entrado em terceiro lugar.

 

Deixar Resposta