Noah Lyles: “Vês a tua gente assassinada a cada dia. Vou ser o próximo?”

0
255

O sprinter norte-americano Noah Lyles, apontado por muitos como o sucessor de Usain Bolt, comenta com tristeza o assassinato do seu compatriota George Floyd pela polícia de Minneapolis. “Tudo o que estás vendo é a tua própria gente ferida e assassinada todos os dias”, comentou Lyles numa entrevista dada à agência de notícias The Associated Press.

“Não podes tirá-lo da tua mente. E eventualmente, começa a vaguear na tua mente: ‘Vou ser o próximo?’. Lyles, que vive e treina na Flórida, pede mais mudanças sociais: “Sentes que há mudanças mas não as suficientes. E pensas, bem, dispara, é a minha vez, onde tenho de tomar uma decisão”.

Lyles acha que “muita gente pensa que isto sucedeu como uma situação isolada mas não é assim, é mais uma acumulação de factos discriminatórios que se prolongam no tempo”.

Criado entre a Flórida, Carolina do Norte e Virginia, Nyles lutou contra a asma, assim como um deficit de atenção e dislexia, que complicaram os seus primeiros passos na escola. Sem esquecer os problemas comuns a qualquer criança afroamericana, criados pelo racismo.

A terminar, Lyles chamou à mobilização nas urnas nas próximas eleições presidenciais: “Saia e faça campanha pelas pessoas que apoiam as nossas ideias e a crença de que todos podem ser iguais. E a quem apoia a ideia de que talvez não tenhamos que sair e morrer hoje”.

Deixar Resposta